Missão do COI deixa o Rio hoje

JB Online

RIO - Os 13 integrantes da comissão de avaliação do COI deixam, hoje, o Rio com destino a Madri, última das quatro candidatas a sediar os Jogos Olímpicos de 2016 a ser vistoriada. Antes da cidade brasileira, o grupo visitou Chicago e Tóquio.

No Rio, os membros do Comitê Olímpico Internacional inspecionaram as instalações previstas para os Jogos Olímpicos e fizeram sabatinas sobre o dossiê carioca com integrantes do comitê de candidatura do Rio-2016.

Pelé e o presidente Lula foram os principais garotos-propaganda da semana, na tentativa de convencer o comitê de que o Rio pode cumprir o que foi prometido na campanha.

Durante a semana, uma noite de música e diversão, emoldurada pela paisagem do Morro da Urca e a imagem do Cristo Redentor, marcou o jantar oficial. Os integrantes da comissão de avaliação do COI, presidida pela marroquina Nawal El Moutawakel, foram recepcionados por 350 integrantes da escola de samba Beija-Flor.

Depois de subir ao Morro da Urca em um dos tradicionais bondinhos, o grupo foi saudado por autoridades e atletas ao som de música brasileira.

O iatista Torben Grael, que levou o Brasil cinco vezes ao pódio em Jogos Olímpicos (foi ouro em Atlanta-96 e Atenas-2004, prata em Los Angeles-84, e bronze em Seul-88 e Sydney-2000) fez um brinde em nome de todos os atletas brasileiros. Vários medalhistas olímpicos como Gustavo Borges, Sandra Pires, Isabel Swan, Janeth, Hortência, Robson Caetano, Marcus Vinícius Freire, Bernard, Adriana Behar e Marcelo Ferreira e paraolímpicos como Sandro Laina, Daniel Dias e Terezinha Guilhermina prestigiaram o evento.