Maracanã fechado a partir de dezembro

Hilton Mattos, Jornal do Brasil

RIO - A Secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, garantiu sexta-feira o fechamento do Maracanã por dois anos para obras visando à Copa do Mundo de 2014. O prazo, segundo ela, será dezembro, logo após o término do Campeonato Brasileiro.

Márcia contou que a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) fica aberta até o dia 22. Serão necessários mais 10 dias para adaptação do edital em razão de algumas exigências. A partir do começo de junho, garante a secretária, o documento será publicado e, então, serão mais 45 dias para apresentação do projeto e finalização do processo.

A expectativa é que no final de julho, começo de agosto, a gente já tenha um consórcio vencedor, o que nos garante o cumprimento de todos os prazos. Com isso, até o final do ano já podemos preparar o Maracanã para as obras. Vamos esperar o fim do Campeonato Brasileiro e começamos a reforma. O tempo de paralisação será aquele mesmo de dois anos esclareceu a secretária. Não vamos lamentar o período em que ele vai ficar fechado. Vamos comemorar os novos tempos, o que ele vai representar para a cidade, para o país.

Estádio será pouco utilizado

No fim de maio, a Fifa escolhe as 12 cidades-sede para o Mundial. O Maracanã deve ser palco da partida final. Para os Jogos Olímpicos de 2016, o estádio receberá as cerimônias de abertura e encerramento e as finais masculina e feminina de futebol.

Sobre as obras visando ao projeto olímpico, a secretária revelou que 53% das obras prometidas estão prontas, 26% dependem do anúncio oficial e 21% serão instalações temporárias.