rIO 2016: Férias escolares em agosto e rodízio de carros

Hilton Mattos, Jornal do Brasil

RIO - O prefeito Eduardo Paes participou da segunda sabatina do dia. Em pauta, o transporte um dos temas que mais depõem contra a candidatura do Rio para os Jogos de 2016. Algumas alternativas foram apresentadas. As principais foram a mudança de data nas férias escolares e a criação do rodízio de automóveis no período do evento.

Um vídeo de 30 minutos foi apresentado à comitiva. De novidade, o Rio teria a implantação do Bus Rapid Transit (BRT), veículo utilizado em Curitiba, que circula sobre trilhos. É mais barato que o metrô e menos poluente.

O BRT, num total de 750 veículos, ligaria a Barra da Tijuca à Zona Norte, bem como o corredor T5 (para ônibus articulados em faixa exclusiva da Barra até a Penha).

Paulo Cavalcanti, gerente de transporte do comitê Rio-2016, complementou as informações. Haverá, como solução para minimizar o transporte deficitário nos momentos de pico, linhas especiais de transporte ligando as principais áreas da cidade ao local dos Jogos.

Segundo o prefeito, o adiamento das férias de julho para agosto reduziria em 20% o fluxo de carros na cidade. Sobre o rodízio de placas, como acontece em São Paulo, Paes disse que esta seria uma alternativa pouco provável.

Se precisar, faremos o rodízio. Mas acredito que não será necessário advertiu o prefeito.

Faixa seletiva

A exemplo dos Jogos Pan-Americanos de 2007, haverá faixa seletiva pelas vias de acesso da cidade ligando as instalação esportivas e não-esportivas. De acordo com o dossiê de candidatura, o deslocamento dos atletas da Vila Olímpica, na Barra da Tijuca, aos locais de jogos levarão entre 10 e 25 minutos dependendo da distância.

Após o vídeo, de acordo com Cavalcanti, os analistas disseram que, das oito perguntas que fariam aos organizadores da candidatura carioca, quatro foram esclarecidas durante a palestra.

Nas experiências anteriores de candidatura, nós sempre tirávamos notas baixas no transporte, o que nos impedia de ir à final. Desta vez, temos uma proposta realista destacou o prefeito.