Oitavas da Libertadores terá duelo Sport x Palmeiras

Portal Terra

DA REDAÇÃO - Maioria na próxima fase da Libertadores da América, com seus cinco representantes classificados, o Brasil verá uma de suas equipes cair logo no primeiro mata-mata da edição de 2009. Isso porque, no encerramento da etapa por grupos, ocorrido na noite desta quinta-feira, ficou definido que Sport e Palmeiras reeditarão o histórico recente de rivalidade nas oitavas-de-final, com o duelo decisivo marcado para a Ilha do Retiro, já que os pernambucanos fizeram melhor campanha.

Integrantes do Grupo 1 da competição continental, os times de Nelsinho Baptista e Vanderlei Luxemburgo se enfrentaram duas vezes neste ano, com uma vitória alviverde em Recife e um empate no Palestra Itália. No entanto, o Sport leva vantagem nos últimos encontros, já que coleciona triunfos sobre o rival nas edições anteriores de Campeonato Brasileiro, além de ser responsável pela eliminação da equipe paulista na última Copa do Brasil, quando se sagrou campeão.

O sobrevivente entre o sexto e o 11º melhor time do torneio encara nas quartas-de-final quem passar do duelo entre os uruguaios do Nacional, que tomaram nos últimos minutos o terceiro lugar do São Paulo, e os mexicanos do San Luis, que registraram apenas a terceira pior campanha entre aqueles que garantiram vaga à próxima fase.

Outro duelo brasileiro nos mata-matas da Libertadores pode ocorrer na fase seguinte, nas quartas-de-final. Quarto classificado na etapa de grupos do torneio, o São Paulo terá pela frente no primeiro confronto os mexicanos do Chivas, que devido à gripe suína que atinge e preocupa o país, mandará suas partidas na Colômbia. O vencedor do confronto encara o sobrevivente de Cruzeiro e Universidad de Chile, que decidirão a vaga no Mineirão.

Já o time de melhor campanha até o momento, o Grêmio, que tem a vantagem de fazer todos os segundos jogos no Olímpico até a final, pega os peruanos do San Martín nas oitavas e terão em seguida o sobrevivente do duelo entre Caracas (VEN) e Deportivo Cuenca (EQU). Já o Boca Juniors, principal algoz dos brasileiros nos últimos anos, pega o Defensor Sporting, do Uruguai, confronto que terá em seguida o ganhador entre Libertad (PAR) e Estudiantes (ARG).

Confira os duelos das oitavas-de-final:

Grêmio x San Martín (PER)

Boca Juniors (ARG) x Defensor (URU)

Nacional (URU) x San Luis (MEX)

São Paulo x Chivas (MEX)

Cruzeiro x Universidad (CHI)

Sport x Palmeiras

Libertad (PAR) x Estudiantes (ARG)

Caracas (VEN) x Deportivo Cuenca (EQU)