Comissão de avaliação do COI percorre Rio e instalações esportivas

Hilton Mattos, JB Online

RIO - A comissão de avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) está fazendo, nesta sexta-feira, a visita pela cidade e locais de competições que seriam usados caso o Rio vença a disputa com Chicago, Madri e Tóquio e seja eleito a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Os 13 integrantes da comitiva iniciaram o percurso nesta manhã, às 8h, quando saíram do Copacabana Palace.

A primeira parada foi o Forte de Copacabana, local que, junto com a Lagoa e Flamengo receberiam oito esportes olímpicos e cinco paraolímpicos.

O diretor de esportes do Comitê de Candidatura Rio 2016, Agberto Guimarães, está acompanhando a comissão e, em cada uma das paradas, faz uma apresentação. Vídeos e animações também são mostrados, nos quais as imagens dos Jogos Pan-Americanos de 2007 são recuparadas para mostrar como foi feito na competição e quais as mudanças e reformas ocorreriam para os Jogos.

Durante o trajeto, alguns cariocas atenderam o pedido do comitê e se vestiram de verde e amarelo. Depois, o ônibus com a comissão seguiu para a Barra da Tijuca, onde visitou a Arena Rio e o Parque Aquático Maria Lenk. Os dois ficam localizados dentro da área do Autódromo de Jacarepaguá, onde será construído o Parque Olímpico, local onde seriam construídas outras instalações, como um novo parque aquático e quadras de tênis. Nessa área aconteceriam as disputas 14 competições olímpicas e 13 paraolímpicas.

Da Barra, a comitiva seguiu para o Engenhão, estádio que seria dedicado somente às competições de atletismo. O local, porém, precisará aumentar a capacidade do público de 45 mil para 60 mil lugares. Além disso, o acesso precisaria ser melhorado. Uma via direta que ligasse a Linha Amarela ao estádio precisaria ser construída, como exigência do COI.

Essas vistorias servem para a comissão ter um resumo técnico do dossiê de candidatura que foi entregue ao COI em fevereiro. Os integrantes da comissão avaliam o que já está pronto, o que ainda precisa ser feito e o que está sendo prometido.

A visita está programada para acabar no início da noite. A comitiva ainda vai visitar o Complexo do Maracanã e andar de metrô da estação da Glória até Copacabana.