Yao Ming lidera lista de celebridades chinesas

REUTERS

TÓQUIO - O astro da NBA Yao Ming liderou uma lista de celebridades chinesas pelo sexto ano consecutivo, desta vez seguido por outros quatro astros do esporte que estiveram nos Jogos de Pequim. O pivô do Houston Rockets ficou em primeiro lugar na lista Forbes China devido à maior exposição na mídia e à maior receita anual antes de impostos: 52 milhões de dólares, de acordo com o jornal China Daily.

Um total de 23 estrelas esportivas, a maioria que se destacou na Olimpíada de agosto, aparece no top 100. O país sede dominou o evento esportivo, conquistando 51 medalhas de ouro contra 36 dos Estados Unidos. Essa foi a primeira vez que a China liderou o quadro de medalhas de uma Olimpíada.

A atriz Zhang Niyi, a única celebridade não ligada ao esporte no top 5, ficou em segundo lugar. Outro jogador de basquete da seleção chinesa e da NBA, Yi Jianlian, do New Jersey Nets, foi o terceiro colocado, seguido por Guo Jingjing, estrela dos saltos ornamentais.

O velocista Liu Xiang caiu do segundo para o quinto lugar após sua dramática desistência dos Jogos, quando foi forçado a abandonar uma eliminatórias dos 110m com barreiras pouco antes da largada devido a uma contusão. Ele defendia a medalha de ouro conquistada em Atenas-2004.