Nosso grupo vai fazer história na Seleção, diz lateral Maicon

Kiomi Nakamura, Portal Terra

MILÃO, ITÁLIA - Titular absoluto na Seleção Brasileira comandada pelo técnico Dunga, o lateral Maicon está empolgado com a possibilidade de vestir a camisa verde e amarela na Copa do Mundo de 2010. O jogador da Inter de Milão afirmou que o grupo que garantir vaga no Mundial, que será disputado na África do Sul, entrará para a história do futebol.

Campeão brasileiro e da Copa do Brasil com o Cruzeiro em 2003 e bicampeão italiano com a Inter de Milão nas duas últimas temporadas, o jogador é bicampeão também da Copa América. Com a Seleção Brasileira, Maicon esteve nos títulos de 2004 e 2007, mas ficou fora da Copa de 2006 dando lugar a Cicinho e Cafu na lateral direita.

Ao falar sobre Cafu, capitão na conquista do pentacampeonato da Seleção, Maicon foi só elogios ao jogador. O lateral quer trilhar os caminhos do veterano com a camisa verde e amarela e afirmou que Cafu é um exemplo tanto para ele, quanto para o companheiro de Seleção Daniel Alves, do Barcelona.

Confira na íntegra a entrevista com Maicon:

Campeonato Italiano

Falta muito tempo para terminar o campeonato, mas é bacana ver a Inter três anos seguidos na liderança da competição, isso é importante. É o fruto de um trabalho de muito tempo e nos últimos anos vem tendo resultado. Espero que no fim da temporada a gente possa conquistar mais um título importante.

Lateral ofensivo

Todos os treinadores que tive na Europa me deram essa liberdade, de mostrar meu futebol e minha qualidade de atacar bem e sempre definir bem as jogadas. Vindo para a Europa achei que ia mudar um pouco e graças a Deus não mudou. Estou me dando bem nessa posição. Vem dando certo e espero que continue assim, com o pessoal do clube gostando do meu futebol. Vamos continuar trabalhando. Lateral é a única posição que você tem que ter tudo perfeito. Velocidade, força. Você tem que estar no máximo a cada dia e a cada jogo. E é o que procuro fazer. Mostrar o que eu fiz no decorrer das semanas com os treinos para ajudar a equipe dentro de campo.

José Mourinho

A filosofia de trabalho mudou muito. Não fazemos mais o que o outro treinador fazia. A gente procura entender o mais rápido possível a filosofia do Mourinho e espero que continue assim por muito tempo.

Daniel Alves

É um grande jogador. Veio para a Europa cedo, mostrando seu bom trabalho na equipe do Sevilla. Teve a possibilidade de jogar no Barcelona e vem fazendo seu futebol como sempre fez. É um grande amigo como o Cicinho e o Belletti.

Cafu

Nós três aprendemos muito com ele. Foi um símbolo da Seleção Brasileira. Mas é importante estar na batalha e brigar pelo seu espaço na Seleção e sempre pelo melhor do time.

Seleção Brasileira

Para ter um grupo forte, o que vem de fora você tem que deixar passar. O grupo da Seleção está vivendo um momento de dificuldade, mas passamos muito bem por isso, porque o grupo está unido e focado em seus objetivos. Absorvemos as críticas e o resultado vem dentro de campo. Tivemos dificuldades com os jogos dentro de casa pelas Eliminatórias, mas vamos fazer de tudo para que no próximo jogo consiga uma vitória para deixar o torcedor contente na saída do estádio.

Dunga e Mundial

Estamos junto com ele. Ele sabe disso. Estamos fechando um grupo para fazer história dentro da Seleção Brasileira e com certeza ele vai fazer parte desse grupo, porque é um grande treinador e vem demonstrando isso. Vamos estar juntos rumo à Copa do Mundo. Tenho certeza que ele vai dar alegrias. Não podemos desviar nosso foco com as coisas que vêm de fora porque temos um objetivo a alcançar.

Copa das Confederações

Já tive a oportunidade de disputar uma e é uma competição muito importante. É uma prévia do Mundial e nossa chave é muito complicada. Vai ser uma demonstração do que a gente pode enfrentar na Copa do Mundo, mas temos primeiro que pensar nas Eliminatórias, que é um objetivo. E depois que a gente for bem nas Eliminatórias, pensar na Copa das Confederações. Toda competição entramos para ganhar. E vamos lutar para trazer mais esse título.

Sonhos

Na inter de Milão, um título importante que quero ganhar é o da Copa dos Campeões. Queria dar isso para a Inter. Além disso, meu sonho sempre foi disputar um Mundial e vencer pela Seleção. É um sonho de todo jogador participar. Depois continuar meu trabalho. Ser um paizão para os meus filhos, ser feliz com minha família.