Volvo Ocean Race, regata de volta ao mundo, chega ao Rio no fim do mês

Célio Albuquerque , JB Online

RIO - Os barcos da edição 2008/2009 da regata Volvo Ocean Race, segundo previsões otimistas, deverão estar aportando na Marina da Glória no próximo dia 25. A esperança é que o barco comandado por Torben Grael chegue na frente, mas até o mais recente boletim divulgado, o Ericsson 4 de Turbina estava na segunda posição. Na frente, com larga vantagem estava o Ericsson 3 e, na terceira posição, o Puma.

No portão de pontuação, o primeiro barco a cruzar foi o Ericsson 4, somando mais alguns valiosos pontos para a equipe de Torben, que agora tem 53 pontos, contra 44,5 pontos do Telefônica Azul. O barco da operadora telefônica chegou a liderar a etapa mas teve um stai quebrado e problemas com a vela mestra. No último boletim estava em quinto, última posição entre os barcos que participam da etapa.

A virada do Ericsson 3

Mas a vantagem obtida pelo Ericsson 3, que estava na rabeira, deve-se muito à ousadia da tripulação. Logo após cruzar o portão de pontuação, o time do Ericsson 3 optou por uma rota mais a leste e logo caiu para a última posição e chegou a estar a 100 milhas de distância do líder Ericsson 4.

Para quem achou que a tática era muito arriscada, no dia em que completou 30 anos, o navegador Aksel Magdahl provou o contrário. Velejando mais ao norte da flotilha, o time garantiu uma boa vantagem rumo ao próximo portão de pontuação, no Cabo Horn. No último informe da organização, o barco estava a exatas 194 milhas na frente do Ericsson 4.

Parceria italiana

Se a aproximação dos mercados náuticos brasileiro e italianos já era forte, com a crise mundial e a possibilidade de abertura de novos mercados e ampliação de antigos, algumas empresas invistam mais nessa parceria.

A empresa italiana Navicelli Spa organiza, com outras empresas, para os dias 30 e 31 um encontro para viabilizar intercâmbio comercial e tecnológico e buscar futuros parceiros e fornecedores. Promovido pelo Instituto Italiano para o Comércio Exterior (ICE), o encontro será no Rio, na sede da Firjan.

Caso os interessados não possam comparecer à sede da Firjan no dia 30, os representantes da Navicelli poderão agendar uma visita na empresa para o dia 31. Para entrar em contato com o responsável no Brasil, basta enviar um e-mail para [email protected] ou ligar para (21) 2220-7113 e falar com Antonello Confente.

Fotografia sub

Já estão abertas as inscrições para o Grande Prêmio Brasil de Fotosub 2009, ou GP2009. Trata-se de um concurso, com fotos enviadas pela internet, que serve como seletiva para o Campeonato Nacional. Não é preciso ser fotógrafo profissional, o importante é que as fotos enviadas tenham sido obtidas em águas nacionais. Tanto faz ser fotos de mar, rios ou lagoas, peixes ou apenas paisagens sub.

Todas as informações com relação ao regulamento podem ser obtidas através do link https:// www.imagemsub.com.br/regulamento_gp.asp. As fotos devem ser enviadas até a meia-noite do dia 31. O recebimento de imagens será automaticamente bloqueado no primeiro minuto de 1º de abril. Cada fotógrafo deve enviar uma única imagem para cada uma das seis subcategorias, totalizando seis fotografias. O resultado deverá ser publicado dia 15 de abril no site www.imagemsub.com.br.