Ronaldo: uma carreira de vitórias e lesões

REUTERS

RIO DE JANEIRO - Conheça a carreira do atacante Ronaldo, que fez sua estreia pelo Corinthians na quarta-feira, após mais de um ano sem jogar por causa de uma lesão no joelho esquerdo:

Jovem sucesso

- Nascido no dia 22 de setembro de 1976 em um subúrbio do Rio de Janeiro, Ronaldo começou a carreira profissional no Cruzeiro em 1993, se transferindo para o PSV Eindhoven, da Holanda, na temporada seguinte. Foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira aos 17 anos em 1994, e esteve no elenco que venceu a Copa do Mundo daquele ano.

- Marcou 42 gols em 46 partidas pelo PSV, ganhando a Copa da Holanda em 1996 e terminando o campeonato como artilheiro em 1995. Foi para o Barcelona em 1996 por um valor então recorde de 19,5 milhões de dólares.

- Marcou 34 vezes em sua única temporada no Barcelona, onde ganhou a Copa dos Campeões da Copa da Uefa, a Copa da Espanha e a Supercopa da Espanha.

- Sua transferência para a Inter de Milão em 1997 estabeleceu um novo recorde de 27,9 milhões de dólares. Conquistou a Copa da Uefa na equipe em sua primeira temporada.

Convulsão na Copa do Mundo

- Sofreu uma misteriosa convulsão horas antes da final da Copa do Mundo de 1998, na França, e, depois de ter sido escalado como reserva, começou jogando. Sua atuação foi fraca e o Brasil perdeu por 3 x 0 para a França.

- Casou-se com a modelo e jogadora de futebol Milene Domingues em dezembro de 1999. O casal teve um filho, Ronald, e se divorciou quatro anos depois. Em 2005, Ronaldo casou-se com a modelo Daniella Cicarelli, marcando a ocasião com uma comemoração em um castelo francês. O casal se separou meses depois.

- Passou quase dois anos se recuperando de uma cirurgia após uma lesão no joelho na final da Copa da Itália contra a Lazio em abril de 2000.

- Voltou de uma lesão para vencer e ser o artilheiro da Copa do Mundo de 2002.

- Em 2006, marcou seu 15o gol em uma Copa, se tornando o maior goleador da história do torneio.

Transferência para o Real Madrid

- O Real Madrid pagou mais de 43 milhões de euros (55,55 milhões de dólares) por Ronaldo em agosto de 2002 e ele ajudou a equipe espanhola a ganhar o título da liga em sua primeira temporada.

- Venceu a Copa Intercontinental de 2002, a Supercopa da Espanha em 2003 e terminou como o artilheiro da liga em 2004.

- Passou por uma nova cirurgia depois de uma frustrante Copa do Mundo de 2006 e não ganhou a confiança do novo técnico do Real, Fabio Capello.

- Voltou para a Itália em janeiro de 2007 contratado pelo Milan e sofreu uma nova lesão no joelho um ano depois.

Volta ao Brasil

- Foi submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo, em Paris, em fevereiro de 2008. Seu contrato com o Milan não foi renovado.

- Realizou parte da recuperação no Rio de Janeiro, onde declarou seu amor ao Flamengo e se envolveu numa confusão com travestis.

- Ronaldo acertou sua transferência para o Corinthians em dezembro, mês em que nasceu sua filha, Maria Sofia. Começou a treinar no dia 26 e passou por treinamentos intensos para entrar em forma.

- Estreia pelo Corinthians contra o Itumbiara, de Goiás, em jogo pela Copa do Brasil.

- Além de Zinedine Zidane, ele é o único jogador a ter vencido o prêmio da Fifa de Melhor Jogador do Mundo três vezes (1996, 1997 e 2002). Ronaldo também levou o prêmio de Melhor Jogador da Europa duas vezes (1997 e 2002).

- Ele marcou 62 gols em 97 partidas pela seleção brasileira.