Equipes aprovam mudança na pontuação da F-1

Portal Terra

RIO DE JANEIRO - A Associação das Equipes (Fota, em inglês) se reuniu nesta quinta-feira e aprovou uma série de mudanças técnicas e esportivas para a categoria nas temporadas 2009 e 2010. No entanto, as medidas ainda precisam ser aprovadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Uma delas é o novo sistema de pontuação da Fórmula 1 que deverá ser: 12, 9, 7, 5, 4, 3, 2 e 1, para o 1º ao 8º colocado, respectivamente.

De acordo com a entidade, a mudança no sistema de pontos irá dar mais importância ao vencedor da corrida e provocar que os pilotos busquem mais ultrapassagens. Até o ano passado, o vencedor levava 10 pontos e o segundo colocado, 8. Agora a diferença será de três pontos - 12 para o vencedor e 9 para o segundo.

Entre as outras medidas para essa temporada estão a limitação de oito motores por piloto por temporada, menor uso do túnel de vento e a redução do preço de venda de motores para equipes independentes (sem apoio de montadora) por 8 milhões de euros. Os dados sobre pneus e níveis de gasolina nos carros serão divulgados ao público antes da corrida.

Esse é um momento sem precedentes na história da F-1. Acima de tudo, pela primeira vez as equipes estão unidas e com uma visão coletiva. Graças a essa unidade, todas as equipes irão reduzir significantemente os custos para 2009 disse Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari.