Usain Bolt vai estrear nos 100m este ano dia 14 de março

Gene Cherry, REUTERS

RALEIG, EUA - O jamaicano recordista mundial Usain Bolt vai disputar sua primeira prova de 100m este ano diante de sua torcida, no dia 14 de março, e depois vai disputar pelo menos outros seis meetings na América do Norte e na Europa antes do Mundial de agosto, disse seu treinador.

Bolt vai correr os 100m pela primeira vez em 2009 no meeting de Spanish Town, na Jamaica, disse Ricky Simm à Reuters, por telefone, desde a Inglaterra.

O jamaicano recordista mundial dos 100m e dos 200m começou sua espetacular temporada de 2008 no mesmo meeting no ano passado.

Bolt também deve correr no dia 2 de maio em Kingston, capital jamaicana, antes de participar das competições fora do país, mas os torneios no exterior ainda não foram confirmados, segundo Simms.

- Internacionalmente, ele vai disputar três ou quatro meetings antes das seletivas jamaicanas (para o Mundial, de 26 a 28 de junho) e outros três entre as seletivas e o campeonato mundial - disse Simms.

Outras provas também estão sendo previstas para depois do Mundial, onde Bolt espera repetir seu sucesso nos Jogos Olímpicos de Pequim, quando conquistou o ouro e bateu os recordes mundiais dos 100m e dos 200m.

Bolt vai correr as duas provas nessas meetings, de acordo com o treinador.