Surfe: seletiva Petrobrás abre calendário brasileiro

JB Online

IMBITUBA, SANTA CATARINA - A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino vai inaugurar o calendário nacional da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional) neste ano. O limite de 144 participantes foi preenchido antes mesmo do término do prazo das inscrições para a etapa de abertura da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro nos dias 12 a 15 de março na Praia do Rosa, em Imbituba, litoral sul de Santa Catarina.

Com a transferência do início do SuperSurf de março para maio, a Seletiva Petrobras será o primeiro grande campeonato do calendário 2009 da ABRASP. Até agora, só foram realizadas quatro provas regionais, que também marcam pontos no ranking de acesso para a Divisão Principal do Circuito Brasileiro.

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino repetirá suas três etapas dos últimos anos. A segunda está marcada para 28 a 31 de maio na Praia do Cupe, em Ipojuca (PE), com a última nos dias 01 a 04 de outubro na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). Em cada etapa, será distribuída uma premiação de R$ 40 mil.

No último ano, o cearense Messias Félix largou na frente com vitória na Praia do Rosa, no entanto o campeão brasileiro da Divisão de Acesso em 2008 foi o carioca Pedro Henrique. Já o melhor nas três etapas da Seletiva Petrobras foi o cearense Adilton Mariano, que faturou o prêmio Petrobras nas Ondas, uma passagem aérea para as ilhas Mentawaii, na Indonésia.

Os três fazem parte da nova elite nacional que vai disputar o título máximo de campeão brasileiro no SuperSurf 2009. Assim como em 2008, a Divisão Principal da ABRASP será realizada no mesmo formato do WCT, com 48 participantes em cada etapa e dezoito na categoria feminina. A primeira delas será nos dias 06 a 10 de maio no litoral paulista, mas a praia ainda não foi definida.