Com gol de Messi, Barcelona empata e vai à final

Portal Terra

BARCELONA - Depois de acumular três partidas seguidas sem vencer no Campeonato Espanhol, após longa série invicta na temporada, o Barcelona conseguiu se reabilitar na tarde desta quarta-feira, desta vez na Copa do Rei da Espanha. Após vencer o primeiro duelo por 2 a 0 no Camp Nou, o time catalão segurou um empate por 1 a 1 com o Mallorca, com gol do argentino Messi, e garantiu presença na decisão do torneio.

Em fase instável após empate com o Betis e derrotas para Espanyol e Atlético de Madrid nas últimas rodadas, o líder do Espanhol interrompeu a série de fracassos e garantiu o resultado que o coloca na decisão contra o Athletic de Bilbao, que superou Sevilla também nesta quarta por 3 a 0. A final será realizada em 13 de maio no Estádio Mestalla, em Valência.

Em vantagem no duelo, o técnico Pep Guardiola apostou no time reserva do Barcelona para confirmar a vaga nesta quarta-feira e quase foi surpreendido. Fora de casa, a equipe catalã sofreu para empatar e se garantir na decisão, 11 anos depois de ter sido campeão pela última vez. Entre os poucos titulares em campo estava o lateral-direito brasileiro Daniel Alves.

Em Palma de Mallorca, os anfitriões abriram o placar aos 45min do primeiro tempo, quando o uruguaio Gonzalo Castro arriscou de longe e surpreendeu o goleiro José Pinto. A situação para o time catalão ficou mais complicada aos 6min do segundo tempo, quando Cáceres cometeu pênalti e recebeu o cartão vermelho. Coube então ao goleiro espanhol evitar o gol que levaria a decisão para a prorrogação ao defender a cobrança de José Luis Marti.

Aos 20min, o zagueiro Josemini também acabou expulso, deixando o Mallorca com o mesmo número de jogadores que o Barcelona. Foi então que o argentino Lionel Messi entrou em campo e mudou o panorama do jogo. Aos 35min, o atacante invadiu a área, driblou o goleiro Lux e empatou o jogo.