Campeonato estadual de voo livre terá primeira etapa em Saquarema

JB Online

RIO - Saquarema será sede, neste final de semana, a partir das 9h, do campeonato estadual de voo livre 'Super Rio Race Parapente 2009'. As competições, que acontecerão em Petrópolis, Minas Gerais e Rio de Janeiro, terão sua primeira etapa realizada nas rampas do Sítio de Voo Livre de Sampaio Corrêa, no 3º distrito.

De acordo com a prefeita Franciane Motta, esse campeonato vai dar mais visibilidade à cidade. - É importante que Saquarema faça parte do calendário desses eventos, pois dessa forma a cidade se torna mais visível. Quando essa visibilidade se dá através do esporte, isso se torna ainda mais proveitoso - afirmou.

De acordo com a Associação de Voo Livre de Sampaio Corrêa, as demais etapas acontecerão ao longo do ano. A 2ª etapa será nos dias 18, 19 e 20 de abril, em Petrópolis (RJ); a 3ª nos dias 1 e 2 de agosto, em Itamonte (MG). Em seguida, nos dias 20, 21 e 22 de novembro a competição será em Cambuquira (MG). Já a 5ª e última etapa acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 5 e 6 de dezembro.

Segundo o Instituto Decolar e a Associação Brasileira de Voo Livre (ABVL), organizadores do evento, o campeonato é uma competição aberta de parapente, com regulamento próprio, com as regras e procedimentos de voo estabelecidos pela ABVL e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e valerá como Circuito Estadual RJ de Parapente 2009.

Será dividido em três categorias: Open, Serial e Estadual RJ. No resultado Open estarão todos os pilotos que tenham participado de alguma das etapas. A categoria Serial será composta pelos pilotos que voam com este tipo de equipamento e a categoria Estadual RJ será composta pelos pilotos filiados a Clubes de Voo do Estado do Rio de Janeiro.