Velocista Pistorius sofre acidente e passa por cirurgia

REUTERS

JOHANESBURGO, ÁFRICA DO SUL - O sul-africano Oscar Pistorius, velocista que tem as duas pernas amputadas, passa por uma cirurgia de emergência em Johanesburgo neste domingo, depois de ter sofrido um acidente de barco, disse seu empresário à Reuters.

- Ele sofreu um acidente de barco no rio Vaal na noite de sábado, mas a gravidade dos ferimentos e os detalhes do acidente só serão conhecidos depois que ele sair da sala de cirurgia - disse o empresário Peet van Zyl.

Van Zyl disse ainda que uma entrevista coletiva será concedida em Johanesburgo ainda neste domingo. Pistorius, que teve suas duas pernas amputadas acima do joelho quando ainda era um bebê, recebeu o apelido de "Blade Runner" em razão das próteses que permitem a ele participar de provas de velocidade no atletismo.

Ele começou a competir contra atletas sem deficiência em 2007, mas a Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf) proibiu sua participação após considerar que suas pernas artificiais lhe davam uma vantagem injusta.

A Corte de Arbitragem do Esporte suspendeu a proibição em maio do ano passado, e mesmo sem ter disputado a classificatória para os Jogos Olímpicos, ele conquistou três medalhas de ouro na Paraolimpíada de Pequim.