Rosário e Newell's Old Boys param cidade de Rosário

Portal Terra

BUENOS AIRES - A 300 quilômetros de Buenos Aires, o principal duelo argentino deixa de ser Boca Juniors e River Plate. Em Rosário, cidade de cerca de 1 milhão de habitantes na Argentina, a disputa é entre os dois times locais: Newell's Old Boys e Rosário Central.

A rivalidade entre os dois únicos times da cidade que frequentam a primeira divisão é antiga, mas foi um determinado jogo que entrou para o folclore da cidade que acabou conferindo personalidade a cada um deles, assim como os respectivos apelidos que carregam até hoje.

Ninguém sabe definir a data em que se deu o ocorrido, embora registros históricos girem em torno dos anos 20, mas o fato é que os dois times foram convidados a realizar um amistoso com renda revertida para uma instituição de doentes de lepra da cidade. O Rosário se recusou a participar e o Newell's criticou o adversário, apelidando-o de canallas (canalhas). O troco foi imediato, e os torcedores do Newell's passaram a ser chamados de leprosos.

Leprosos e canallas, como são conhecidos os times, exercem sua rivalidade dentro de uma cidade de 178,6 km2, com cada estádio a menos de 4,8 km do outro. A cidade é dividida em dois territórios bem demarcados por guias pintadas, declarações de paixão pelos muros, e escudos com os anos em que os títulos foram conquistados desenhados em cada brecha de concreto possível. Uma rivalidade que está na cara de quem passa, sendo ou não um apaixonado por futebol. Por lá, não existe zona cinza: "quem não está comigo, está contra mim", é a mensagem que prevalece.

Passionais, os canalhas do Rosário gostam de afirmar seu amor à camisa e se orgulham de ser um time popular. Antigamente reconhecidos como a elite da cidade, os lepra do Newell's são acusados de ter pecho frio (peito frio), ou seja, não dão o sangue pelo time.

A região central da cidade é dominada pelo rubro-negro dos leprosos. O estádio do Newell's Old Boys fica no Parque da Independência, o principal da cidade, e é conhecido como o Coloso del Parque. A casa dos canallas fica sobre a Avenida Alberdi, sinalizada em amarelo e azul, no bairro de Arroyito - daí o apelido Gigante Del Arroyito. Por isso, não existem desavisados. Quem se atreve a morar em "território inimigo", logo recebe lembretes contundentes da vizinhança. Uma rivalidade como poucas no mundo.