Joinville derrota o Pinheiros e reassume a liderança do NBB

JB Online

JOINVILLE - O Joinville retomou a liderança do Novo Basquete Brasil (NBB). A equipe catarinense venceu o E.C. Pinheiros por 89 a 72, neste sábado, em Joinville (SC), pela sétima rodada da competição. O ala Jefferson Sobral foi o cestinha da partida, com 20 pontos para os donos da casa. O ala Alexandre foi o principal pontuador dos visitantes, com 19.

Esta foi a sexta vitória do Joinville em sete jogos disputados. A equipe de Santa Catarina ocupa a primeira posição, com 13 pontos. O Pinheiros sofreu sua sexta derrota em sete partidas e está na 13ª colocação, com oito pontos.

O Joinville começou a construir sua vitória na metade do primeiro quarto. A equipe catarinense manteve um bom aproveitamento no garrafão e encerrou o período inicial com nove pontos de vantagem. No segundo quarto, o Pinheiros deu muito espaço na marcação e passou a forçar os arremessos. Os donos da casa aproveitaram o excesso de erros dos rivais e foram para o intervalo com 49 a 34 no placar.

O Pinheiros melhorou sua marcação na volta do intervalo e conseguiu diminuir a diferença para seis pontos no final do terceiro quarto. Mas os donos da casa voltaram a dominar o confronto no último período e, com boa atuação de André e Shilton, garantiram a vitória por larga margem de diferença.

O pivô Shilton, líder da estatística de rebotes do NBB, teve mais um bom desempenho no fundamento. Apanhou 14 bolas, além de marcar 18 pontos. O jogador comemorou o bom início do Joinville no NBB.

- É muito importante começar bem. Trouxemos alguns reforços no ano passado e este entrosamento está fazendo a diferença neste início de competição. Nosso trabalho está tendo efeito, mas precisamos continuar somando o máximo de vitórias.

Cestinha da partida, o ala Jefferson Sobral apontou a marcação do Joinville como o diferencial no confronto deste sábado.

- A equipe foi bem no ataque graças à nossa defesa, que nos garantiu uma maior estabilidade na partida.

Já o técnico Cláudio Mortari ficou irritado com o desempenho do Pinheiros neste sábado.

- Tivemos um aproveitamento horrível, pois começamos a nos precipitar. Também faltou pegada na defesa. Marcamos bem no início do jogo, mas a equipe relaxou - disse o treinador.

As duas equipes voltam a jogar na próxima quarta-feira, às 20 horas, pela oitava rodada do NBB. O Joinville defende a liderança contra o Flamengo/Petrobras, no Rio de Janeiro. Já o Pinheiros recebe o Cetaf/Garoto/UVV/PMVV, em São Paulo.

O resultado deste sábado fez o Pitágoras/Minas cair para a segunda posição, com 12 pontos. O time de Belo Horizonte havia assumido a liderança do NBB na sexta-feira, ao derrotar o Amigão/Andorinha/Unimed/Assis. Universo/BRB/Financeira Brasília e Vivo/Franca, respectivamente terceiro e quarto colocados, tem 11 pontos.

Sétima rodada do NBB

Sexta-feira, 20/2

Vivo/Franca 86 x 84 Winner/Limeira

Universo/BRB/Financeira Brasília 103 x 78 Cetaf/Garoto/UVV/PMVV

Lupo/Araraquara 72 x 71 São José/Unimed/Vinac

Univates/Bira 90 x 72 Paulistano/Amil

Pitágoras/Minas 94 x 84 Amigão/Andorinha/Unimed/Assis

Sábado, 21/2, às 12 horas

Ciser/Araldite/Univille/Joinville 89 x 72 Pinheiros

Domingo, 01/03, às 20 horas

Flamengo/Petrobras x GRSA/Itabom/Bauru