Vôlei feminino: Jogadoras do Finasa/Osasco não terão folga no Carnaval

JB Online

OSASCO - O Finasa/Osasco ganhou todos os títulos que disputou. Mesmo assim, a equipe orientada pelo técnico Luizomar de Moura preferiu treinar no carnaval para prosseguir firme no último desafio da temporada: a Superliga Feminina de Vôlei de 2008/2009. Com três vitórias seguidas por 3 a 0 no quarto turno da competição mais importante do país, o time encara o feriado como uma ocasião natural para estimular sua qualidade técnica.

Invicto no grupo B e também classificado para os playoffs, o Finasa/Osasco volta a jogar dia 4 contra o Minas Tênis Clube. O confronto, válido pela quarta rodada da fase classificatória, será às 20 horas, na Arena Vivo, em Belo Horizonte.

Com breve descanso no fim de semana, o grupo atual campeão paulista retorna às atividades nesta segunda-feira à tarde, no Ginásio Professor José Liberatti, em Osasco. Tanto para a comissão técnica quanto para o elenco, os treinos são naturais nessa época do ano.

- Treinar nesse período já faz parte da nossa vida. Estamos nos aproximando da fase decisiva da Superliga e cada momento que aproveitarmos pode nos ajudar lá na frente - lembrou Luizomar.

A central Thaísa, que segundo os dados oficiais da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) está entre as melhores atletas da competição (líder no bloqueio com 28,30% de eficiência), diz como é treinar no carnaval.

- Encaramos essa preparação muito naturalmente. Atleta tem vida diferente das pessoas comuns, às vezes não tem tempo para aniversário, festas e outras comemorações - disse a carioca, que fará um bate-volta no Rio.

- Por isso, voltarei rapidinho. Assim como as outras companheiras, quero estar na melhor forma e ajudar o grupo no torneio.

A levantadora Carol Albuquerque, acostumada a repousar no litoral Norte de São Paulo durante as pausas nas competições, também explica como são os treinos nesse período.

- Não tem novidade nessa preparação que já estava planejada há muito tempo. Estamos todas dispostas e faremos o melhor pela equipe no campeonato - disse a gaúcha, com o segundo melhor levantamento no torneio (26,90% de aproveitamento).

- Logo disputaremos os playoffs. Com isso, precisamos estar 100% físico e tecnicamente neste turno.

Além desta segunda-feira, o Finasa mantém os treinos na terça em dois períodos. A equipe soma 18 vitórias e 40 pontos na classificação geral do

campeonato. Ainda tem a vantagem de cinco pontos para o São Caetano/Blausiegel e Pinheiros/Mackenzie - terceiro e quarto colocados, respectivamente ¬ no geral.