ASSINE
search button

Robert Scheidt e Bruno Prada assumem liderança da Classe Star

Compartilhar

JB Online

RIO DE JANEIRO - Robert Scheidt e Bruno Prada, vice-campeões olímpicos da classe Star em Pequim, assumiram a liderança do ranking mundial da classe. Segundo colocados na lista anterior, que saiu em 10 de dezembro, os brasileiros somam 5.154 pontos e superaram os poloneses Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zucki, que caíram para a segunda colocação, com 5.068 pontos. A nova classificação foi divulgada nesta quarta-feira pela Federação Internacional de Vela (ISAF).

Bruno Prada, que acabou de retornar de Miami (EUA), onde competiu na classe Star na segunda etapa da Copa do Mundo de Vela, não escondeu o contentamento com o topo do ranking, embora já esperasse por esta notícia.

- Como não disputamos as principais competições do início do ano passado, pois priorizamos as eliminatórias para a Olimpíada, não tínhamos pontos para defender, o que acabou nos beneficiando - afirmou o proeiro.

Justamente por não ter pontos para defender nos próximos eventos, a dupla brasileira deve se manter na primeira colocação no ranking mundial da ISAF por mais dois meses, segundo Bruno Prada.

- Como não teremos grandes eventos, de Grade 1 (de maior pontuação) da classe Star neste primeiro trimestre, é praticamente certo que até abril estaremos na liderança - explicou.

Na competição disputada na Flórida entre 25 e 31 de janeiro, Bruno Prada obteve a quinta colocação, navegando ao lado do norte-americano Augie Diaz, resultado que o deixou satisfeito.

- Tanto eu quanto o Augie não estávamos no melhor de nossa forma e, à medida que as regatas foram acontecendo, nosso desempenho foi melhorando. Há cinco ou seis anos que ele não alcançava um resultado tão bom em um evento Grade 1 e fiquei feliz de tê-lo ajudado - ressaltou o brasileiro, que compete novamente entre 8 e 13 de março na Barcardi Cup, também em Miami.

Robert Scheidt, que assim como Bruno Prada é patrocinado pelo Banco do Brasil, CNA Idiomas e Prada, volta ao mar de Auckland, na Nova Zelândia, nesta quinta-feira. Depois de dois dias de folga, o barco Luna Rossa, do qual é tripulante, começa a disputa do segundo round da Louis Vuitton Pacific Series. O veleiro italiano terá como adversário na primeira regata desta fase o norte-americano BMW Team Oracle (EUA).

O round 2 conta com a participação dos seis barcos dos dez inscritos mais bem colocados na primeira fase, que terminou na terça-feira. Segundo o regulamento da disputa, o primeiro colocado no segundo round garante vaga direta na final da competição. Os segundo e terceiro colocados, por sua vez, se enfrentam na semifinal e o vencedor avança para a decisão.

Ranking Mundial Classe Star

1º Robert Scheidt/Bruno Prada (BRA) 5.154 pontos

2º Mateusz Kusznierewicz/Dominik Zucki (POL) 5.068

3º Flavio Marazzi/Enrico de Maria (SUI) 5.034

4º Diego Negri/Luigi Viali (ITA) 4.947

5º Fredrik Loof/Anders Ekstron (SUE) 4.918