Disputa em Las Vegas homenageia Helio Gracie

Hilton Mattos, JB Online

RIO DE JANEIRO - O Grand Garden Arena, em Las Vegas (EUA), será palco na madrugada deste domingo do UFC 94. A luta principal reúne BJ Penn, atual campeão da categoria leve, contra o campeão meio-pesado George St Pierre Penn subiu de categoria. A luta vale o cinturão.

Outra encontro aguardado é o dos brasileiros meio-pesados Thiago Silva e Lyoto Machida, que recentemente têm feito história no UFC derrotando nomes consagrados como Antonio Mendes e Tito Ortiz.

O Sportv transmite as lutas a partir de 1h. O evento será dedicado a Helio Gracie, mestre do jiu-jítsu que morreu quinta-feira.

O sucesso do UFC nem de longe lembra as lutas do passado. Tecnicamente, os duelos são mais disputados. Muito em função de os lutadores se especializarem em outras modalidades. Antes, a cada edição, os atletas se enfrentavam em chaves eliminatórias até chegar à final. Só não valia dedo no olho.

Com o tempo, dividiu-se por categorias e regras de disciplina foram impostas. Os títulos, ou cinturões, são decididos numa única luta em cada evento por lutadores que passam por uma espécie de ranqueamento.

Em 2001, os donos de cassino Lorenzo e Frank Fertitta compraram os direitos do UFC por US$ 2 milhões. Uma aposta estratégica do amigo Dana White.

Quando compramos, o negócio estava muito mais do que morto. Não foi como comprar uma empresa falida. Era uma empresa com estigma negativo disse White, que penou e perdeu muito dinheiro no começo até limpar a imagem do evento.