Wanderlei Silva diz que ficou chocado com morte de Helio Gracie

Portal Terra

LAS VEGAS - O lutador de vale-tudo Wanderlei Silva lamentou a morte do lendário Helio Gracie, um dos maiores responsáveis pelo sucesso do jiu-jitsu no Brasil e no mundo. Wanderlei ficou sabendo pela internet e admitiu que ficou surpreso ao ler a notícia.

- Abri a matéria e quando li foi um choque. Ele estava bem e de repente acontece isso - disse o brasileiro, antes de elogiar Helio e toda a família Gracie, uma das mais conhecidas no mundo das lutas marciais.

- É uma família grande e respeitosa. Encontrava o Royan direto e ele me pedia para dar aulas. Tinha um contato grande com a família - lamentou Wanderlei.

O lutador fez questão de falar sobre a vida de Helio e dos ensinamentos que deu quando ainda era vivo, tanto dentro, quanto fora do tatame. - Acho que o Helio foi um grande lutador. Um exemplo de postura. Conseguiu também ser um exemplo como pai e fez com que a família fosse respeitada por todos - completou Wanderlei.

Helio Gracie morreu na manhã desta quinta-feira, em casa, no distrito de Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro. Marcado pelo físico franzino, Helio aprimorou a parte de solo tradicional do jiu-jitsu, criando assim o novo estilo.