ASSINE
search button

Federer bate Safin e vai às oitavas na Austrália

Compartilhar

Portal Terra

MELBOURNE. AUSTRÁLIA - Cabeça-de-chave número dois, o suíço Roger Federer derrotou o russo Marat Safin, nesta sexta-feira, por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 7/6, e avançou às oitavas-de-final do Aberto da Austrália, em Melbourne.

Federer enfrentará agora o checo Tomas Berdych, que venceu o suíço Stanislas Wawrinka, por 3 sets a 1, parciais de 4/6, 6/1, 6/3 e 6/4.

Contra Safin, o suíço exibiu um melhor serviço, ao contrário dos confrontos anteriores. Com nove aces, 60% de aproveitamento de primeiro saque, Federer frustrou quem esperava um duelo acirrado valendo vaga nas oitavas-de-final do Grand Slam que abre a temporada.

No clássico de muita história entre os antigos líderes do ranking de entradas, agora o suíço ostenta vantagem de dez vitórias em 12 jogos disputados.

Safin, que nesta sexta sofreu com o alto número de erros não-forçados (33, cinco a mais que o rival), não vence o atual número dois do planeta desde 2005, quando faturou batalha épica na Rod Laver Arena, salvando um match point antes de rumar para o título australiano naquela oportunidade.

Subindo bem menos à rede que de costume (só foi volear em 12 ocasiões, nas quais levou a melhor em seis), Federer conseguiu dominar as ações contra o tenista que se aposentará em novembro no fundo da quadra, tendo começado a ditar o ritmo no saque e nas devoluções e garantido 17 winners no total.