Basquete: Fla pega o Brasília em sua estréia na 'Libertadores'

Jornal do Brasil

RIO - O time de basquete do Flamengo abre sua temporada 2009 com uma reedição da final do último Campeonato Nacional Masculino. O rubro-negro estréia na 2ª Liga das Américas nesta quarta-feira, às 21h, quando enfrenta o Brasília, adversário que a equipe derrotou para levantar seu primeiro título brasileiro. A partida acontece pela chave C da competição, que será disputada até sexta-feira em Sunchales, na província de Santa Fé, na Argentina.

Na primeira edição da Liga das Américas, no ano passado, o Flamengo terminou na 13ª posição. Para melhorar essa colocação, o time carioca treina em dois períodos desde o fim do Campeonato Estadual, em dezembro. Para o técnico Paulo Chupeta, o primeiro jogo já pode ser chamado de clássico doméstico .

Será um jogo nervoso, porque foi a final do Nacional. Vamos tentar anular os pontos fortes deles, que já conhecemos bem, e ditar o nosso ritmo de jogo explicou o treinador. Disputamos alguns amistosos no Rio, que eu espero que dêem resultado para que o time consiga uma boa colocação na Argentina.

A chave segue na quinta-feira, com o Flamengo encarando o Deportes Castro e, na última rodada, o time mede forças com os donos da casa, os tigres do Libertad Sunchales. No entanto, estrear com vitória é a única maneira de prosseguir na competição, já que só há uma vaga em disputa na chave portenha.

Essa chave é um torneio curto, apenas três dias, e é preciso administrar não só o lado físico, do cansaço, mas, principalmente, o lado psicológico, que desgasta demais também afirmou Marcelinho, ala e capitão rubro-negro.

Nada melhor do que começar vencendo, um passo importante para quem quer essa vaga. E queremos essa vaga.