Numeróloga faz as previsões de 2009 para os clubes do Rio

Emerson Rocha, JB Online

RIO - Estamos com as portas abertas para a chegada de um novo ano. Com ele, renova-se a esperança por mudanças em todos os setores da vida. Nos clubes do Rio é espera por mudanças é ainda maior. O ano de 2008 não foi muito bom para as equipes cariocas, que não conquistaram um título nacional ou internacional sequer. Para alívio dos nossos cartolas, os astros apontam para um 2009 um pouco melhor para os quatro principais times. A numeróloga Norma Estrella fez um estudo à pedido do JB Online em cima dos nomes dos clubes, datas de fundação, nomes dos treinadores e seus dias de nascimento.

A vidente também analisou os resultados obtidos por Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco durante este ano que termina. Duas das equipes morreram na praia da Copa Libertadores; o mesmo ocorreu com as outras duas, mas na Copa do Brasil. No Brasileirão, o Flamengo foi o melhor do Estado, mas foi insuficiente para garantir a vaga para a maior competição sul-americana. Além da fatídica queda do Vasco para a Série B.

De acordo com a numeróloga, a torcida carioca poderá comemorar bons resultados, mas dependerá de acertos das diretorias para que isso aconteça. Se não, o ano de 2009 pode vir a confirmar a decadência do futebol do Rio de Janeiro.

Confira o estudo dos números feitos para cada clube em 2009:

CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO O próximo ano será de novas oportunidades, incentivos e chances de aprendizado. Será necessário controlar a tensão que poderá surgir face às inúmeras possibilidades e saber ouvir e acatar opiniões. Na terceira semana de março acontecerão muitas mudanças que vão exigir decisões e escolhas. O clube terá que se impor no papel de líder. De março a julho, aproximadamente, o Flamengo passará por uma fase de reclusão, quando deverá analisar possibilidades muito mais com a razão do que com a emoção. De julho ao final de 2009 haverá a necessidade de enxergar as coisas por outro prisma, verificar os dois lados de cada questão e abrir mão algumas vezes para poder crescer.

Técnico: Cuca vive situações de escolha e experimenta mudanças até 06/6, aproximadamente. A partir daí, se souber mudar algumas de suas opiniões e pontos de vista, tomando decisões acertadas e iniciando ações definidas, poderá encontrar soluções pacíficas e satisfatórias, e o sucesso será seu.

FLUMINENSE FOOTBALL CLUB O Fluminense passará por momentos de aprendizagem, o que requer esforços mas promete recompensas. Deve estar atento às oportunidades, avaliar as ofertas com cuidado e segurar as vantagens. O Tricolor passa por uma fase de avaliação, em que é preciso pensar, ouvir, e traçar novas metas e objetivos. Este é um momento de mudanças, de sair de condições e idéias estagnadas e de investigar novas possibilidades, pois o momento é de crescimento. Até março, o Fluminense estará enfrentando decisões e escolhas; de março a julho, aproximadamente, será preciso descartar-se do que não tem mais importância, e essa seleção deverá ser feita com critério e imparcialidade. De julho ao final do ano será hora de renovar, do que se pode chamar de uma virada para melhor.

Técnico: René Simões deve compartilhar, trabalhar em conjunto, e estar pronto para aceitar opiniões e mudanças. O ano será de trabalho, de valorização da rotina, de organização e método, em todos os sentidos.

BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS Até 12/8, o seu próximo aniversário, o clube vive uma fase de mudanças. É hora de execução de planos e recompensas. As oportunidades surgidas deverão ser aproveitadas e os investimentos produzirão frutos. Até abril está vivendo uma época de maiores responsabilidades, de grandes negócios, e de colheita do que foi plantado até agora. De abril até agosto, aproximadamente, poderá experimentar tensões e situações de indecisão, o que lhe exigirá muito discernimento. A partir de agosto deverá fazer uma análise de suas maiores metas e projetos. O clube deverá redobrar cuidados ao assinar documentos e fazer novas contratações.

Técnico: Ney Franco vive uma fase feliz pelo trabalho bem executado, mas deve confiar em sua capacidade analisando sempre os dois lados da questão. No segundo semestre, mais propriamente a partir de agosto, Ney estará enfrentando alguns obstáculos e situações competitivas. Deverá ajustar-se aos outros e estar aberto a novas sugestões. É provável que tenha que lidar com assuntos legais; tratando-os com calma e ordem conseguirá chegar a resultados favoráveis.

CLUB DE REAGATAS VASCO DA GAMA Infelizmente, o Vasco não soube aproveitar as boas vibrações numéricas que o ano de 2008 lhe conferia e acabou chegando ao desastroso resultado do dia 07/12, perdendo para o Vitória em São Januário. A necessidade agora é de ver as coisas por outro prisma, reunir as experiências, traçar novas metas, estar pronto para trabalhar em conjunto e partir para um novo avanço. É tempo de arregaçar as mangas e partir para um bom trabalho que, com certeza, trará recompensas. O ano de 2009 traz novas competições e obstáculos a serem vencidos, desde que haja coesão e espírito de união dentro do clube. A partir de agosto novos ajustes e mudanças precisarão ser feitos.

Técnico: Dorival Junior deverá fazer uma avaliação imparcial da situação, reunir os pontos positivos e gerar a mudança necessária. É momento de observar, refletir e encontrar a serenidade oferecida pelas vibrações numéricas de 2009 para o clube.

Entenda a numerologia:

Numerologia é o estudo das influências e qualidades místicas dos números. Segundo ela, cada número ou valor numérico é dotado de uma vibração ou essência individual e indicaria tendências de acontecimentos ou de personalidade, apesar de não haver qualquer evidência científica de que os números apresentem tais propriedades.

A numerologia também afirma que cada número tem um significado que influí na vida de cada indivíduo. Assim supostamente cada nome carregaria uma "vibração numerológica". Por esse motivo, muitas pessoas empregam nomes artistícos, acreditando que vibrações de números mais vantajosos influam positivamente na carreira.