Flávio Dilascio, Jornal do Brasil
RIO - Conhecido por ser o time carioca que faz os maiores investimentos no futebol pelo menos desde que fechou a parceria com o seu patrocinador atual o Fluminense não deve fazer contratações mirabolantes para 2009. O time deverá ter algumas baixas como Junior César, que está de saída para o futebol alemão, e Conca, que os dirigentes tricolores continuam fazendo de tudo para manter no clube e as peças de reposição deverão ser dentro da atual realidade do clube, isto é, nos padrões da economia nacional.
O ano que vem vai ser difícil para todos os clubes e temos de ter os pés no chão aqui no Fluminense. Acho que todos nós vamos ter de nos adequar a isso declarou o técnico René Simões. Estamos fazendo com a crise econômica mundial o mesmo que fazemos com a violência do Rio de Janeiro, isto é, saímos de casa todos os dias, fingindo que não estamos correndo o risco de morrermos vítimas de algum ato de desordem comparou o treinador.
Além de afetar o futebol, a crise econômica mundial também fará com que o clube não possa investir na melhoria de seu patrimônio. Isso porque, desde que assumiu o clube, René Simões vem tentando implantar um projeto de reestruturação do CT de Xerém, levando o futebol profissional para lá. Tal idéia é baseada na infra-estrutura do São Paulo e dos clubes da Europa, que dispõem de um centro de treinamento de qualidade único e exclusivo para o futebol.
As reformas em Xerém, no entanto, não foram descartadas, apenas adiadas. Pelo menos até quando René e o coordenador de futebol, Branco, persistirem na idéia.
A questão do CT de Xerém foi amplamente discutida desde que eu cheguei aqui. O Branco tem a intenção de levar o futebol profissional para lá, mas temos de esperar um pouco por questões financeiras. O mais provável é que só aconteça em 2010 declarou o treinador.
Apesar de revelar que os investimentos deverão ser mais modestos que nos últimos anos, René admitiu que a diretoria tricolor já vem trabalhando há algum tempo visando à temporada de 2009. A cúpula, inclusive, tinha dois planejamentos: uma se o time permanecesse na Série A e o outro caso a equipe fosse rebaixada à Série B, o que, para a felicidade dos tricolores, teve de ser descartado graças à confirmação da permanência na elite do Brasileiro.
Não foi passado para a imprensa, mas a diretoria já vem trabalhando para o ano que vem nos bastidores. Essas coisas têm de ser feitas em sigilo até para darem tranqüilidade ao grupo destacou René. O Humberto, do departamento financeiro, me disse outro dia que rasgaram o plano B, que seria o planejamento em caso de rebaixamento à Série B do ano que vem completou.
Junior César no Hertha Berlim
Junior César não permanecerá no Fluminense em 2009. O lateral está de malas prontas para o futebol alemão e o destino mais provável é o Hertha Berlim, clube onde atua o ex-tricolor Cícero. O acerto está por detalhes e deverá ser anunciado na semana que vem.
Enquanto Junior César está de saída, estão chegando ao clube os reforços Eduardo Costa, do Espanyol, e Marquinhos, do Figueirense. O anúncio deverá ocorrer na semana que vem, quando o time já estará de férias. Outros nomes especulados no clube são os botafoguenses Lucio Flavio e Diguinho e o vascaíno Leandro Amaral.