Aécio Neves assina termo para receber Copa de 2014

Portal Terra

BELO HORIZONTE, MG - O governador de Minas Gerais Aécio Neves assinou, nesta terça-feira, um termo de compromisso com a Prefeitura de Belo Horizonte e com o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 da Federação Internacional de Futebol (Fifa), fixando prazos para a preparação da capital para os jogos da Copa, que será realizada no Brasil.

Pelo documento, até janeiro do próximo ano deve ser apresentado um projeto de engenharia e arquitetura para o estádio Magalhães Pinto, o Mineirão. Aécio Neves garantiu que esse e outros compromissos firmados com a Fifa serão integralmente cumpridos e que, antes dos prazos definidos, Belo Horizonte estará pronta para receber partidas da Copa de 2014.

O governo e a prefeitura estão trabalhando de forma irmanada para definir quais os encargos que nos foram colocados e que devem ser cumpridos. O principal deles é que até o dia 15 de janeiro entreguemos à CBF e ela à Fifa o projeto executivo de formulação das intervenções do Complexo Mineirão/Mineirinho disse o prefeito, em entrevista.

Uma consultoria já foi contratada e está preparando um estudo para definir as intervenções necessárias para adequar o Mineirão às exigências da Fifa. Segundo o governador, o estudo vai definir detalhes que trarão maior conforto para o público, como a extensão das cadeiras, nova cobertura para o estádio e o rebaixamento do piso.

Após a entrega do projeto para a Fifa no início de 2009, o Governo de Minas irá abrir licitações para a contratação de uma empresa de engenharia e arquitetura e da empresa que fará as obras.

Acredito que esse processo durará mais uns três ou quatro meses. A nossa idéia, em comum acordo com o prefeito Fernando Pimentel, é deixarmos que ocorra o Campeonato Brasileiro do ano que vem, até o final de dezembro, ainda no Mineirão. Imediatamente após o encerramento do Campeonato Brasileiro de 2009, estaremos com toda a mobilização pronta para início imediato das obras explicou.

O Termo de Compromisso assinado nesta terça-feira com a Fifa estabelece ainda que as cidades-candidatas a sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 devam abrir até 31 de julho de 2009 o processo público de seleção de grupos de investidores privados, além de obterem todos os licenciamentos requeridos.

Os investimentos nos estádios devem ser iniciados até 31 de janeiro de 2010 e a entrega definitiva das obras deve ser feita até 31 de dezembro de 2012. Aécio Neves garantiu que, dentro de dois anos e meio, as intervenções no Mineirão estarão prontas, como exige a Fifa.

Antes da Copa das Confederações de 2013, que antecede em um ano a Copa do Mundo, nosso cronograma é de que o Mineirão esteja em plenas condições de ser inaugurado e aí em condições de pleitear um espaço importante na Copa de 2014 destacou o governador.

A Fifa anunciou, em outubro de 2007, a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Foram selecionadas 18 cidades-candidatas e, até março de 2009, a entidade deve anunciar as 12 cidades brasileiras escolhidas para sediar os jogos.