Kaká e Marcos Senna na disputa pela Bola de Ouro

Portal Terra

INGLATERRA - O meia-atacante Kaká, do Milan, e o volante Marcos Senna, do Villarreal, estão presentes na lista de 30 indicados à Bola de Ouro, entregue pela revista France Football ao melhor jogador da temporada européia. Premiados em edições anteriores, o meia-atacante Ronaldinho e o zagueiro Cannavaro ficaram de fora da disputa.

Como Marcos Senna é naturalizado espanhol e foi um dos destaques do país na conquista da Eurocopa, e o zagueiro Pepe, outro indicado, atua por Portugal, Kaká aparece como representante solitário do futebol brasileiro. O jogador do Milan também chega como único a já ter levado o prêmio, justamente no ano passado.

A distinção, concedida desde 1956 pela publicação - uma das mais tradicionais da Europa - é considerada tão importante quanto a eleição de Melhor Jogador do Ano, pela revista inglesa World Soccer, e o prêmio de Melhor Jogador do Mundo pela Fifa.

Também concorrem à Bola de Ouro jogadores como o meia-atacante argentino Lionel Messi, do Barcelona, e seu compatriota Sergio Agüero, um dos artilheiros do Atlético de Madri.

O país com mais representação é a Espanha, com sete candidatos - além de Marcos Senna, o goleiro Iker Casillas, do Real Madrid, tem boas chances.

O Chelesa, comandado pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, tem três nomes na lista: o alemão Michael Ballack, o marfinense Didier Drogba e o inglês Frank Lampard. O Real Madrid, com cinco, é o clube de mais representação.

É a primeira vez que a relação de candidatos cai para 30 - em todas as edições anteriores, a lista era composta de 50 nomes.

Veja os indicados à Bola de Ouro:

Argentina: Agüero (Atlético de Madri) e Messi (Barcelona).

Brasil: Kaká (Milan/ITA)

Espanha: Casillas e Sergio Ramos (Real Madrid), Fábregas (Arsenal), Fernando Torres (Liverpool), Marcos Senna (Villarreal), Villa (Valencia) e Xavi (Barcelona)

Portugal: Pepe (Real Madrid) e Cristiano Ronaldo (Manchester United)

Togo: Adebayor (Arsenal)

Rússia: Arshavin e Zhirkov (Zenit)

Alemanha: Ballack (Chelsea)

França: Benzema (Lyon) e Ribery (Bayern de Munique)

Itália: Buffon (Juventus) e Toni (Bayern de Munique)

Costa do Marfim: Drogba (Chelsea)

Camarões: Eto'o (Barcelona)

Inglaterra: Gerrard (Liverpool), Lampard (Chelsea) e Rooney (Manchester United)

Suécia: Ibrahimovic (Inter de Milão)

Holanda: Van der Sar (Manchester United), Van der Vaart e Van Nistelrooy (Real Madrid)

Sérvia: Vidic (Manchester United)