Clodoaldo confirma que vai disputar Paraolimpíada

Portal Terra

PEQUIM - O nadador brasileiro Clodoaldo Silva confirmou nesta quarta-feira que irá disputar os Jogos Paraolímpicos de Pequim, que começam no próximo dia 6 de Setembro.

Após a polêmica envolvendo sua reavaliação funcional, quando o atleta chegou a considerar a possibilidade de não ir a Pequim, Clodoaldo disse que vai aceitar se subtmeter, sob protesto, a reavaliação e partipará dos Jogos, mesmo que seja em uma nova categoria.

- Minha decisão é participar dos Jogos, da festa de Abertura. Faço isso por respeito à Seleção Brasileira, e à natação do País, participo da avaliação, mesmo fazendo protesto, disse.

Considerado o maior paraatleta do mundo competindo na categoria S4, o brasileiro tem sido alvo de reclamações de outras delegações, que consideram que Clodoaldo estaria fora de sua classificação esportiva-funcional. Fato negado pelo brasileiro.

- Fiz três avaliações internacionais no IPC (Comitê Paraolímpico Internacional), e nas três vezes eles afirmaram que minha deficiência mental estava estável. Mas agora dizem que ela melhorou? O que eu faço com o prêmio de melhor atleta paraolímpico que me deram? Jogo no lixo?, argumentou bastante chateado.

O que pesou para Cloadoaldo participar da Paraolimpíada, foi a consideração de seus colegas da natação paraolímpica do País.

- Eles ficaram abalados quando souberam que eu poderia ficar fora. Eu sabia que gostavam de mim, mas não sabia que gostavam tanto. E eu respeito isso, e por isso vou participar da Paraolimpiada, explicou.

O atleta se apresentou na última terça-feira ao IPC e solicitou a mudança de data da reavaliação funcional para o dia 4 de setembro, às 10h (horário de Pequim).

Mesmo em nova categoria, Clodoaldo promete ir bem.

- Posso mudar ou ficar na mesma categoria, mas se mudar vou conseguir medalhas na outra categoria também.

Atualmente, o brasileiro compete na classe S4, sendo de 1 a 10 os possíveis níveis na natação para atletas com deficiências físico-motoras. O número 1 aplica-se ao maior grau de dificuldade e o 10 ao menor.