Portal Terra
FLORIANÓPOLIS - O São Paulo desperdiçou uma boa chance de encostar de vez nos líderes do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, pelo complemento da 16ª rodada, a equipe do Morumbi pressionou, mas não conseguiu sair de um empate por 1 a 1 com o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli.
Foi a quarta rodada consecutiva dos catarinenses sem vitória, ainda sob efeito da histórica goleada sofrida para o Grêmio por 7 a 1, no mesmo Scarpelli. Apesar do retrospecto pouco animador, o Figueirense se mantém bem na classificação no período: a equipe é a 11ª colocada, com 21 pontos.
Por outro lado, o empate tem gosto de derrota para o São Paulo. A equipe poderia estar apenas um ponto atrás do líder Cruzeiro, mas o empate a mantém na sexta posição, com 27 pontos, atrás do bloco que luta pelo título e por uma vaga na próxima Copa Libertadores da América.
Ciente de que somente a vitória poderia ser útil na rodada, o São Paulo começou pressionando desde os primeiros minutos. Mesmo assim, o clube tricolor acabou surpreendido pela atitude ofensiva dos mandantes, que reencontravam a torcida pela primeira vez após a goleada sofrida para o Grêmio e queriam mostrar serviço.
Aos 7min, após um chute de fora da área que por pouco não enganou Rogério Ceni, um ex-são-paulino, o atacante Tadeu, aproveitou um chute cruzado de Rafael Coelho, pegou a sobra e escorou o lance ao fundo das redes na saída do arqueiro tricolor, abrindo o placar para os catarinenses.
O lance não abateu o São Paulo, que continuou pressionando o rival. Mesmo assim, o gol paulista saiu somente no final do jogo, aos 34min do segundo tempo, em um lance de oportunismo do meia-atacante Hugo, que dominou com certa distância do gol e experimentou o chute, sem chances de defesa para o goleiro Wilson, surpreendido.
Na próxima rodada, após um empate ruim para os dois lados, o São Paulo tenta retomar as vitórias diante do Vasco, domingo, no Morumbi. O Figueirense, um dia antes, vai aos Aflitos encarar o Figueirense.