Vasco leva pequena vantagem no confronto contra o Santos

JB Online

RIO - Vasco e Santos já protagonizaram partidas memoráveis que entraram para história do futebol brasileiro. A começar pelo dia da fundação do Estádio de São Januário, em 21 de abril de 1927, quando os santistas venceram por 5x3. Apesar da derrota, os vascaínos levam a melhor no confronto que já tem 102 partidas realizadas. Foram 36 vitórias contra 34 derrotas e 32 empates. Cada equipe marcou 165 gols.

Anos mais tarde, Pelé, que já havia vestido a camisa do Vasco em um combinado Vasco-Santos em 1956, faria o seu milésimo gol na carreira no dia 19 de novembro de 1969. Após a partida o Rei do Futebol deu a volta olímpica no Maracanã com a camisa do Vasco de número 1000.

O mesmo Pelé, cinco anos depois elogiaria o segundo gol marcado por Roberto Dinamite, na vitória do Vasco por 2x1 pelo quadrangular decisivo do Campeonato Brasileiro de 1974, conquistado pelo time de São Januário.

O Vasco foi vitorioso também na decisão do Torneio Rio-São Paulo de 1999, quando conquistou o tricampeonato da competição. Os vascaínos venceram os santistas no jogo final no Morumbi por 2x1, com gols de Zé Maria e Juninho Pernambucano.

Os dois times voltarão a se enfrentar neste domingo (27/07) pelo Brasileirão. Ano passado o Vasco aplicou um saboroso chocolate por 4x0 em São Januário, com dois gols de Dario Conca, um de Wagner Diniz e outro de Ernane. Na volta, em Santos, o time paulista venceu por 1x0 com um gol impedido de Rodrigo Souto.