Rio pode sediar Olimpíadas de 2016

JB Online

RIO - O Comitê Olímpico Internacional (COI) anuncia nesta quarta-feira, a partir das 12h30 (horário de Brasília) as cidades que serão candidatas aos Jogos Olímpicos de 2016. Entre as sete cidades que disputam o posto, está o Rio de Janeiro.

Mas a cidade, que no ano passado sediou os Jogos Pan-Americanos, terá concorrentes de peso: Chicago, Tóquio, Madri, Doha, Praga e Baku também estão na disputa pela vaga.

O anúncio será feito em Atenas, na Grécia, pelo presidente do COI, Jacques Rogge. A decisão terá como base a análise que a entidade fez dos questionários entregues em janeiro passado pelas cidades aspirantes.

Uma comitiva brasileira, formada pelo Ministro do Esporte Orlando Silva Júnior, pelo Governador do Estado do Rio Sergio Cabral, pelo Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Cesar Maia e pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, além de João Havelange, presidente de honra da FIFA, também estarão presentes ao evento.

A primeira tentativa do Rio de sediar uma Olimpíada ocorreu em 1996, visando os Jogos de 2004. Na ocasião, perdeu o posto para Atenas. Em 2004, nova tentativa e novo fracasso. Desta vez, a cidade foi superada por Londres, que vai sediar os Jogos de 2012.

O site do COI (www.olympic.org) vai transmitir o anúncio ao vivo.