Jogos 2016: Sede em 1964, Tóquio promete mudanças amplas

Portal Terra

TÓQUIO - Única candidata que já foi sede de uma Olimpíada, em 1964, Tóquio promete uma transformação na cidade até a realização dos Jogos Olímpicos. O projeto intitulado 'A Grande Mudança de Tóquio - Um plano de 10 anos' entrou em vigor em 2006 e tem como premissa adaptar a capital japonesa às necessidades de uma cidade moderna.

A idéia é que em 2016, ano da Olimpíada, Tóquio seja um modelo de cidade sustentável. As principais mudanças seriam em um melhor aproveitamento da água, no aprimoramento do transporte público e na diminuição do impacto no meio-ambiente.

Com o projeto cumprido à risca, a promessa de Tóquio é organizar um evento que ofereça facilidades na locomoção e infra-estrutura exemplar.

O período em que será realizada a Olimpíada, entre 29 de julho e 14 de agosto, também é destacado como ponto forte, já que seria época de férias escolares (o que diminuiria a movimentação nos transportes públicos) e tempo estável.

A candidatura ainda lembra que Tóquio soube aproveitar o legado olímpico de 1964 e hoje é palco de competições mundiais e de primeira linha, além de ter aumentado o número de atletas de ponta no período.

A candidatura já disponibiliza um mapa com os perímetros de áreas de competição já determinados, com as redes de transporte que serão utilizadas especificadas. Os novos locais de prova seriam construídos de acordo com o projeto de melhorias.