COI anuncia cidades que seguem na disputa pelos jogos de 2016

JB Online

RIO - O Comitê Olímpico Internacional anuncia nesta quarta-feira, dia 4, as cidades que serão candidatas aos Jogos Olímpicos de 2016. Sete cidades lutam pela aprovação do COI: Rio de Janeiro, Chicago, Tóquio, Madri, Doha, Praga e Baku.

O anúncio será feito em Atenas, na Grécia, às 12h30min (horário de Brasília) pelo presidente do COI, Jacques Rogge. A decisão terá como base a análise que a entidade fez dos questionários entregues em janeiro passado pelas cidades aspirantes.

A comitiva brasileira em Atenas será integrada pelo Ministro do Esporte Orlando Silva Júnior, pelo Governador do Estado do Rio Sergio Cabral, pelo Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Cesar Maia e pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. O presidente de honra da FIFA e membro decano do COI, João Havelange, também estará presente ao anúncio.

Segundo o prefeito do Rio, César Maia, na noite desta segunda-feira, todas as delegações das cidades candidatas já estavam em atenas, e nesta terça-feira começam as reuniões preliminares que darão inicio à escolha das finalistas, nesta quarta-feira.

- As chances de Rio, Tóquio, Madri e Chicago subiram - disse o prefeito, em seu Ex-blog, publicado na internet.

As cidades finalistas deverão elaborar um dossiê de candidatura detalhando todo o projeto olímpico, que será entregue ao COI em fevereiro de 2009. O Congresso do Comitê Olímpico Internacional, que se realizará no dia 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca, elegerá a cidade-sede dos Jogos de 2016.