Bruno Pontes, JB Online
RIO - Impressionante é pouco. Mas a realidade que se viu no jogo entre Santos e América-MEX, no estádio Azteca, no México, mostrou que coincidências realmente acontecem.
A derrota do Santos para os mexicanos por 2 a 0, com dois gols de Cabañas, o mesmo que balançou a rede duas vezes na eliminacação do Flamengo, pela mesma Libertadores, deixou o 'Peixe' em uma situação delicada nas quartas-de-final da competição.
Com a derrota, o Santos precisa vencer o América-MEX por três gols de diferença na partida de volta, na próxima quinta-feira, na Vila Belmiro.
Embalados pela boa fase dentro da Libertadores, após a vitória sobre o Cúlcuta, os santistas entraram em campo com muita disposição e deram trabalho para a defesa mexicana ao menos nos 5 primeiros minutos de jogo.
nCom a dupla de atacantes em uma atuação pouco inspirada, o Peixe pouco se animava para criar, enquanto os mexicanos esperavam boas chances de contra-ataque para avançar.
A espera do América-MEX logo foi recompensada após falha da defesa santista. Com 23 minutos de jogo, Argüello cobrou escanteio da esquerda, nenhum zagueiro subiu e a bola veio para o paraguaio Cabañas, que desmarcado, chutou por baixo das pernas de Fábio Costa.
No segundo tempo, o técnico Leão, do Santos, veio com mudanças e pôs Rodrigo Tabata no lugar de Molina, mas após dois bons chutes de fora da área, voltou à inércia dos 45 minutos anteriores.
Aos 16, o América-MEX aproveitou novo cochilo da zaga paulista e lançou nas costas da zaga para Cabañas que novamente marcou, desta vez com um rápido toque de categoria no canto direito.
Nos minutos finais de jogo, o Santos ainda conseguiu diminuir o placar, mas a arbitragem erroneamente anulou apontando um impedimento que não existiu.
Na partida de volta, na Vila Belmiro, o Santos terá que ganhar por dois gols de diferença para levar para os pênaltis e por três se quiser avançar às semifinais da Libertadores.