Angélica Paulo, JB Online
RIO - País mais populoso do mundo, com mais de um bilhão de habitantes, a China vem conquistando um crescimento entre 8% a 10% ao ano nos últimos tempos, o que a transformou em um dos maiores PIBs do planeta. Mas ao mesmo tempo em que é uma superpotência, faz questão de manter tradições milenares, como sua religião baseada no budismo, confucionismo e taoísmo. Tanta diversidade poderia garantir o sucesso dos Jogos Olímpicos que serão realizados em sua capital, Pequim, em agosto deste ano. Mas não é o que vem acontecendo junto aos brasileiros.
De acordo com as informações de agências de viagem, a procura por pacotes turísticos para os jogos é quase nula. Diversos fatores podem explicar a falta de interesse da torcida brasileira, sempre tão entusiasmada em competições esportivas. Entre elas, as diferenças culturais entre China e Brasil.
-Uma das causas da pouca procura pelos pacotes é o fato do brasileiro não estar habituado a visitar a China. É um país muito distante, tanto territorial quanto culturalmente explicou Mabel Kinder, diretora da Oficina Turismo, em São Paulo, que não vendeu um único pacote até o momento.
Mabel explica que até o momento, não vendeu um único pacote para Pequim no período das Olimpíadas. Outro dado importante para explicar o quadro é o valor da viagem.
-Em períodos normais, uma viagem de dez dias para a China sai em torno de US$ 5 mil. Com o advento dos Jogos Olímpicos, esse valor triplicou. Hoje, quem quiser viajar no período dos Jogos, não o faz por menos de US$ 15 mil.
As empresas especializadas em turismo na China também sofrem por não poderem vender ingressos para os jogos. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), apenas uma agência de turismo deve ser indicada pelo Comitê Olímpico Nacional para vender ingressos para os Jogos. No caso do Brasil, a Tamoyo, agência de turismo de São Paulo, foi escolhida pelo COB após processo de licitação, sendo que a venda dos ingressos está atrelada a pacotes de viagem.
A Tamoyo, aliás, é uma exceção à regra. Segundo o diretor Antônio Carlos Valente, já foram vendidos quase 700 pacotes para os Jogos Olímpicos e a aceitação é excelente. A maioria dos compradores é de grupos que vão à Pequim para incentivar a delegação brasileira.
-Quem vai à China pela primeira vez deve estar preparado para encontrar um mundo totalmente novo disse Antônio Carlos. Mas explicou que alguns cuidados são necessários pelo turista de primeira viagem. Os torcedores devem sair do hotel sempre com o nome e endereço escritos em chinês para que o motorista de táxi saiba leva-los ao seu destino.
Para Ana Maria Tajara, diretora da 3D Turismo, que há mais de um mês anuncia pacotes para a China em sua página na internet, o medo de conflitos durante os Jogos é o principal empecilho à viagem de brasileiros.
-A procura por pacotes é zero. Não tivemos nenhum telefonema de torcedores demonstrando interesse em viajar. Vou deixar a oferta mais um tempo no ar, mas duvido que tenha alguma procura.
Mabel faz coro com Ana Maria, principalmente após a série de terremotos que atingiu a China, matando milhares de pessoas nos últimos dias.
- Quem tinha algum interesse em assistir aos Jogos, já comprou o pacote com bastante antecedência.