Edinanci Silva está na final da Copa do Mundo de Judô

JB Online

RIO - A fase final do primeiro dia de competição da II Judô Brazil World Cup 2008 promete confrontos de peso.

Denílson Lourenço (-60kg) e Leandro Cunha (-66kg) estão na final e enfrentam respectivamente Jose Romero (ECU) e Giovani Casale (ITA) em busca do ouro. No feminino, cinco brasileiras estão nas semifinais.

No meio-pesado, Edinanci Silva reencontra Lucia Morico (ITA), que lhe tirou a chance de lutar por uma medalha em Atenas 2004 (Morico, na ocasião, ficou com o bronze). Na mesma categoria, Claudirene Cezar faz um duelo doméstico com Gláucia Lima.

Já no pesado feminino, Priscila Marques encara sua eterna rival pan-americana Carmen Chala (ECU), com quem disputa a vaga no ranking olímpico do continente para ir a Pequim.

Na outra semi das peso pesados, a cubana Heydis Abreu luta com a brasileira Rochele Nunes. Os combates do bloco final vão de 18h às 20h.

- O Casale é um adversário duro. Lutamos na China no evento teste de Pequim e ganhei no golden score - afirma Leandro Cunha, substituindo à altura a estrela da categoria, o bicampeão mundial João Derly que, recuperando-se de lesão no tornozelo, não compete em BH.

- Tenho que estar sempre pronto para as oportunidades que surgem - acrescenta Leandro, ainda cansado da viagem de volta ao Japão, onde esteve nas últimas duas semanas.

A disputa do bronze no meio-leve será entre Roberto Ibanez (ECU) e Luis Galindo (COL) e entre Israel Verdugo (ECU) e Alex Pombo (BRA).

No ligeiro, Denílson venceu em seu caminho até a final adversários de Colômbia, Equador e Cuba. O ligeiro faz final contra Jose Romero, do Equador.

- É um atleta que conheço bem pois já enfrentei algumas vez. Ele é enjoado - comenta Denílson, dizendo preferir não ter enfrentado nenhum brasileiro em sua campanha.

As lutas pelo bronze serão entre Charles Chibana (BRA) e Felipe Kitadai (BRA) e entre Diego Rodriguez (ARG) e Antonio Betancourt (POR).

Neste domingo lutam os judocas das categorias leve, meio-médio e médio masculino e feminino. A competição começa às 10h no Chevrolet Hall.

O campeão mundial Tiago Camilo não compete, pois ainda não está 100% livre da lesão no joelho.

- Preferimos poupa-lo para evitar que a lesão se agrave. Tiago não está se sentindo à vontade para fazer todos os movimentos e achamos melhor deixa-lo de fora - explica o médico da seleção brasileira, Breno Schor.

Os destaques de domingo são Victor Penalber (BRA) no peso leve, que tem como principal adversário o francês Benjamin Darbelet (vice-campeão europeu 2006 e bronze europeu 2007, ambos no meio-leve).

No meio-médio estão as estrelas da tarde: o campeão olímpico de Sydney 2000 Giuseppe Maddaloni (ITA) e o vice-campeão mundial 2007 Anthony Rodrigues (FRA).

No feminino, o peso leve traz a portuguesa Joana Ramos na categoria em que a brasileira Ketleyn Quadros desponta. No meio-médio, Danielli Yuri encontra a cubana medalhista nas últimas copas do mundo européias Anaisis Hernandez.

Estão presentes em Belo Horizonte para a disputa da Copa do Mundo 116 atletas de 19 países, incluindo as equipes olímpicas de Brasil, França, Itália e Portugal.

Brasileiros em ação neste domingo:

-73kg: Victor Penalber, Marcelo Contini, Gabriel Galli

-81kg: Bruno Mariano, Guilherme Luna, Felipe Braga

-90kg: Eduardo Santos, Hugo Pessanha, Vinicius Chicale, Victor Tranquilini

-57kg: Ketleyn Quadros, Rafaela Lopes

-63kg: Danielli Yuri, Camila Minakawa, Larissa Trindade, Amanda Cavalcante

-70kg: Mayra Aguiar, Maria Portela, Manoela Inocêncio, Maria Esteves

Com informações da Confederação Brasileira de Judô.