Rio Surf Pro começa nesta quinta-feira, em Grumari

Bruno Pontes, JB Online

RIO - Tem início nesta quinta-feira o Rio Surf Pro, competição válida como segunda etapa do Brasil Tour (Circuito da Divisão de Acesso da Associação Brasileira de Surf Profissional), que acontece em Grumari, até domingo (4/5).

A disputa vai reunir os principais surfistas do país, que lutam por uma vaga na elite profissional. O evento promete ser histórico, pelo alto nível dos competidores e condições do mar: a previsão é de ondas entre 2 e 3m.

- Há uma semana o Rio recebe grandes ondulações e durante a disputa não será diferente, o que fará a diferença no evento. Estou otimista e preparado para buscar um bom resultado - diz o niteroiense Guilherme Herdy.

O Circuito, que classifica 12 surfistas para a elite nacional em 2009, tem previsto no calendário 7 etapas na temporada. Para o ranking final, além dos resultados destas etapas, serão computados os dois melhores resultados regionais do atleta, que somados entrarão como uma etapa adicional.

Portando serão 8 etapas (já contando com a soma regional), com dois descartes.

- A mudança no ranking foi muito importante, pois incentiva e valoriza os circuitos estaduais. Atletas, patrocinadores e grandes empresas ficaram mais atentos às etapas de cada estado, esse resultado será positivo para o crescimento do surf. Melhores etapas estaduais, melhor para o surfe nacional - completa Herdy.

A Praia do Rosa, em Santa Catarina , foi palco da abertura do Brasil Tour, vencida pelo cearense Messias Félix. Apesar do resultado, o catarinense Guilherme Ferreira, que ficou em nono no sul, é o líder da temporada. Após conseguir dois bons resultados regionais, conquistando a maior somatória entre os atletas, assumiu a ponta do ranking.

Raoni Monteiro, Victor Ribas, Fábio Gouveia e Guilherme Herdy são alguns dos principais nomes do surfe nacional, que estarão na briga pelo título da segunda etapa, que distribui R$ 40 mil em prêmios e 1000 pontos para o campeão no ranking de acesso da Abrasp.

Esta é a segunda vez que Grumari é o palco da competição. Ano passado, a praia na zona Oeste do Rio, recebeu pela primeira o grande evento.

A estréia foi realizada com sucesso: praia cheia, boas ondas e excelente público. Graças a esse resultado, a praia de Grumari repete o feito em busca de se consolidar no calendário do surfe brasileiro.

O grande campeão do evento em 2007 foi Pablo Paulino, que não poderá competir semana que vem, pois está no Tahiti para a disputa das triagens do WCT.

Com informações da assessoria do evento.