Manchester vence Barcelona, e decide título da Copa dos Campeões

Portal Terra

MANCHESTER - O Manchester United é o primeiro finalista da Copa dos Campeões da Europa. Nesta terça-feira, a equipe comandada por Alex Ferguson venceu o Barcelona por 1 a 0, no Estádio Old Trafford, em Manchester, e decidirá o torneio continental diante de outra equipe inglesa - a outra semifinal da competição envolve Chelsea e Liverpool.

Depois de ter empatado o jogo de ida sem gols, na Espanha, bastava uma vitória simples para o Manchester United ir à decisão da Copa dos Campeões.

O único gol do confronto saiu ainda no primeiro tempo: aos 14min, o meia Paul Scholes arriscou de longe e acertou o ângulo esquerdo do goleiro Victor Valdés, sem dar chances ao camisa 1.

Atrás do placar, o Barcelona tentou pressionar o Manchester durante todo o segundo tempo, já que o empate com gols levaria o time à decisão por conta do critério de gols marcados fora de casa.

A equipe inglesa, no entanto, conseguiu segurar a pressão e manteve o resultado até o fim.

Está será a terceira vez que o Manchester United irá disputar a final da Copa dos Campeões da Europa.

A equipe já venceu duas vezes a competição: em 1968, ao derrotar o Benfica, de Portugal, por 4 a 1, e em 1999, quando superou o Bayern de Munique, da Alemanha, por 2 a 1, em um jogo marcado pela virada no placar nos últimos minutos.

O rival do Manchester na decisão será outra equipe inglesa, e que será definida nesta quarta-feira.

Chelsea e Liverpool fazem o confronto de volta da outra semifinal, no Estádio Stanford Bridge, em Londres. A partida de ida, em Anfield Road, terminou 1 a 1.

É a primeira vez que dois times ingleses se enfrentarão na decisão do torneio mais importante da Europa - a final, em jogo único, está marcada para o próximo 21 de maio, em Moscou.

Antes, apenas duas decisões da Copa dos Campeões foram disputadas por times do mesmo país: em 2000, entre Real Madrid e Valencia, da Espanha, e em 2003, entre Milan e Juventus, da Itália.