Guga vence após um ano e prolonga adeus

Portal Terra

RIO - O tenista Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros, conseguiu na noite desta terça-feira a sua primeira vitória em torneios de simples desde o ano passado, ao bater o colombiano Carlos Salamanca por 2 sets a 0, com um duplo 6/4, na estréia do brasileiro no Challenger de Santa Catarina, disputado em Florianópolis.

Guga, que fará a sua despedida das quadras nesta temporada, foi derrotado nas duas oportunidades em que esteve em ação sozinho neste ano, sendo eliminado nas estréias na Costa do Sauípe e no Masters Series de Miami. A última vitória do tenista aconteceu em fevereiro de 2007, quando superou o sul-africano Wesley Moodie pelo Torneio de Las Vegas.

Com a vitória, o brasileiro se credencia a enfrentar o compatriota Franco Ferrero pela próxima rodada da competição catarinense.

Com grande presença da torcida catarinense que lotou o complexo do Costão do Santinho, em Florianópolis, Guga foi aplaudido de pé quando teve seu nome anunciado pelo árbitro da partida. E sem decepcionar, o brasileiro conseguiu quebrar o serviço do colombiano logo no primeiro game.

Aproveitando o momento de instabilidade do adversário e de euforia vindo das arquibancadas, Guga conseguiu confirmar o seu serviço no período seguinte e abrir boa vantagem já nos dois games iniciais. Após ver a diferença no set, o colombiano conseguiu entrar no jogo e equilibrou o confronto.

No oitavo game do primeiro set, Salamanca conseguiu devolver a quebra sobre o brasileiro e empatou o jogo, frustrando a torcida presente na capital catarinense. Porém, logo na disputa seguinte, Kuerten voltou a mostrar vibração a cada ponto e conseguiu retomar a vantagem quando o adversário sacava e, em seguida, sacou para fazer 1 a 0, com 6/4, em 32 minutos de partida.

Já no início do set seguinte, o brasileiro não conseguiu repetir o bom começo e apresentou muitos erros, facilitando o jogo do rival colombiano, que inaugurou o placar do segundo período. Porém, aos poucos, Guga foi crescendo na partida e chegou a levantar a torcida presente em alguns lances.

No quinto game, o brasileiro por pouco não conseguiu quebrar o serviço do tenista visitante, que salvou dois break-points e confirmou o seu saque, confirmando o 3 a 2. Mas em um erro de Salamanca no sétimo período, Guga conseguiu a virada, saltou para 4 a 3 e levantou os torcedores no complexo esportivo.

Precisando apenas confirmar os seus saques para vencer, Kuerten teve dificuldades, mas chegou à vitória. Primeiro, o tenista chegou a ficar atrás no placar tomando duas passadas, mas conseguiu a virada e abriu 5 a 4.

E no game seguinte, o ídolo brasileiro mostrou mais tranqüilidade e contou com os erros do adversário para fechar o jogo em novo 6/4, em 36 minutos.