Quatro times brasileiros lutam por classificação na Libertadores

Agência EFE

BOGOTÁ - Santos, São Paulo, Cruzeiro e Fluminense entram em campo nesta semana pela Copa Libertadores da América com o objetivo comum de obterem uma vaga nas oitavas-de-final da competição, mas terão que lidar com situações distintas.

A equipe mineira e o tricolor carioca estão bem perto de conseguir a classificação para as oitavas-de-final da Libertadores, enquanto que os dois times paulistas ainda lutam para garantir a passagem para a próxima fase.

Líder do grupo 1 com oito pontos o Cruzeiro joga na quinta-feira em Ipatinga contra o San Lorenzo, da Argentina, terceiro colocado da chave com sete.

O time mineiro quer a vitória para poder chegar com folga ao último jogo da fase de grupos da Libertadores, contra o Real Potosí, da Bolívia, o time mais fraco da chave.

O Fluminense, por sua vez, é o segundo colocado do grupo 8, com sete pontos, e joga quarta-feira no Rio de Janeiro contra o fraco Libertad, do Paraguai, que ainda não conquistou nenhum ponto e é o lanterna.

O tricolor carioca tem tudo para ficar com a segunda vaga do grupo nas oitavas-de-final, já que a LDU, do Equador, já garantiu a sua após ter vencido o Arsenal, da Argentina, o terceiro colocado da chave com apenas três pontos.

Pelo grupo 6 o Santos joga em casa na terça-feira contra o San José, da Bolívia, para decidir quem pula na frente rumo às oitavas-de-final, já que ambos os times têm quatro pontos na tabela. O líder da chave é o Cúcuta Deportivo, da Colômbia, com oito pontos.

Na quarta-feira o São Paulo quer consolidar sua liderança no grupo 7 jogando no Morumbi contra o Sportivo Luqueño, do Paraguai. O time da capital paulista tem cinco pontos, contra quatro da equipe adversária, a terceira colocada na chave.

O único time brasileiro na Libertadores que não joga nesta semana, o Flamengo, acompanha o desenvolvimento do jogo em Montevidéu entre Nacional, do Uruguai, e Coronel Bolognesi, do Peru, pelo grupo 4.

O melhor resultado para o rubro-negro carioca, segundo colocado na chave com sete pontos, seria uma derrota da equipe uruguaia, que vem logo atrás com seis.

Outros seis jogos completam a rodada desta semana da Libertadores. Pelo grupo 1 o Caracas FC, da Venezuela, vai lutar na terça-feira contra os mais de 3.800 de altitude no jogo contra o Real Potosí, já eliminado da competição.

No grupo 2 o único jogo será nesta quarta-feira, em Buenos Aires, entre Estudiantes de La Plata e Lanús, ambos da Argentina, em jogo que vale a liderança da chave.

Pelo grupo 5 o Universidad Católica, do Chile, e o Universidade de San Martín, do Peru, se enfrentam em Santiago na terça-feira, enquanto América, do México, e River Plate, da Argentina, jogam na capital mexicana nesta quarta.

Por fim o Atlético Nacional, da Colômbia, joga em Medellín contra o Audax Italiano, do Chile, fechando a rodada do grupo 7. EFE