Tocha olímpica chega em Atenas

Agência AFP

ATENAS - A tocha olímpica chegou na tarde deste sábado a Atenas, sob um forte esquema de segurança policial destinado a evitar qualquer incidente provocado por opositores ao regime de Pequim, informou o Comitê Helênico Olímpico (CHO).

Os atletas que carregam a tocha devem levá-la até o Acrópole, onde passará a noite.

Centenas de pessoas se reuniram ao longo do percurso da tocha olímpica. Várias delas tinham bandeiras da Grécia e da China. O percurso estava totalmente bloqueado para a circulação, e era protegido por muitos policiais.

Os policiais gregos estão mobilizados para evitar que se repitam os incidentes de segunda-feira em Olímpia (sul), quando militantes da associação francesa Repórteres Sem Fronteiras (RSF) perturbaram o discurso do responsável chinês durante a cerimônia de acendimento da tocha.

Neste sábado, dez membros da rede dinamarquesa TheColorOrange.net, que milita contra as violações dos direitos humanos na China, foram impedidos pelos policiais de se aproximar da sede do CHO em Atenas, onde estava sendo realizada uma entrevista coletiva.

O CHO vetou a presença da imprensa no Acrópole no momento da chegada da tocha olímpica, provocando protestos das associações de jornalistas.

Domingo, depois de um último percurso pelas ruas da capital grega, a tocha será entregue aos organizadores chineses durante uma cerimônia no estádio de mármore, que sediou as primeiras Olimpíadas modernas, em 1896.

Assim, a tocha terá percorrido 1.500 km na Grécia durante seis dias.