Basquete: 13ª semana do Nacional começa domingo com cinco jogos

JB Online

RIO - A décima terceira semana do 19º Campeonato Nacional de Basquete Masculino (CNBM 2008) começa neste domingo com cinco jogos: Iguaçu Basquete (RJ) x Ciser/Univille/Joinville (SC), no ginásio da Gávea, no Rio de Janeiro (10h de Brasília); FTC EAD (BA) x Pitágoras/Minas (MG), no ginásio do Colégio Marista de Salvador (11h); Cetaf/Garoto/UVV (ES) x Inesul/FEL/Londrina (PR), no ginásio da Universidade de Vila Velha (11h); Universo/BRB/Converse (DF) x UTC/Uberlândia (MG), no ginásio da ASCEB, em Brasília (11h); e Flamengo/Petrobras (RJ) x Univates/Bira (RS), no ginásio da Gávea, no Rio (12h).

Terceiro colocado com 71.4% de aproveitamento em 14 jogos (10 vitórias e quatro derrotas), o Universo terá pela frente o Uberlândia que briga por uma vaga nos playoffs. No jogo de ida, em Uberlândia, o clube mineiro venceu por 78 a 76.

Nessa reta final qualquer derrota pode trazer um grande prejuízo. Por isso, precisamos jogar com toda a atenção possível. O Uberlândia já conseguiu importantes vitórias e é um adversário perigoso. A nossa equipe está muito melhor do que no início da competição, pois o conjunto já está bem entrosado e isso vem fazendo diferença nas partidas comentou o armador Valtinho, do Universo.

Vice-líder do Nacional com 75% de aproveitamento em 16 partidas (12 vitórias e quatro derrotas), o Minas Tênis vai até Salvador para enfrentar o FTC EAD. No jogo de ida, em Belo Horizonte, a equipe baiana levou a melhor na prorrogação: 86 a 83.

Treinamos muito para essa partida contra o FTC EAD, principalmente o aspecto defensivo. A equipe baiana tem um bom retrospecto jogando em seu ginásio e, por isso, temos que colocar pressão desde o início. Precisamos fazer uma defesa eficiente para desenvolver o ritmo de jogo na parte ofensiva rumo a uma vitória disse o técnico Flávio Davis, do Minas Tênis.