Confronto entre Coréias é destaque nas Eliminatórias Asiáticas à Copa

Agência EFE

XANGAI - As Coréias do Sul e do Norte se enfrentam na próxima quarta-feira em Xangai, na China, em jogo válido pelo grupo 3 da terceira fase das Eliminatórias Asiáticas à Copa do Mundo de 2010.

Os países ocupam os dois primeiros lugares da chave, com três pontos, e buscam estar entre as equipes que lutarão pelas vagas ao Mundial.

A Fifa transferiu a partida de Pyongyang para Xangai porque o Governo norte-coreano se recusou a permitir a exibição da bandeira e a execução do o hino de seu vizinho do Sul.

Os sul-coreanos, que estrearam com goleada de 4 a 0 sobre o Turcomenistão nestas eliminatórias, venceram os dois confrontos contra o adversário de amanhã, em 1989 e 1993.

A outra partida da chave será entre Turcomenistão e Jordânia, em Ashgabat. As equipes ainda não pontuaram.

No grupo 1, a China enfrentará a Austrália na cidade de Kunming, situada a quase 2000 metros acima do nível do mar.

O holandês Pim Verbeek, técnico dos australianos, acha que a equipe da casa terá muito mais pressão, já que uma derrota praticamente elimina os anfitriões dos próximos Jogos Olímpicos.

A Austrália, que tradicionalmente dominava o futebol da Oceania, disputa as Eliminatórias Asiáticas pela primeira vez.

O país mudou de confederação para enfrentar adversários mais fortes e, com isso, fazer com que seus jogadores evoluam.

Ainda pelo grupo 1, Iraque e Catar se enfrentam em Doha, na casa do segundo. Os iraquianos têm um ponto, enquanto o adversário ainda não tem nenhum.

Pela chave 2, Japão e Bahrein decidem a liderança em Manama, enquanto a Tailândia recebe Omã em Bangcoc no duelo de desesperados. Pelo grupo 3, a Arábia Saudita pode chegar aos seis pontos se superar o Uzbequistão em Tashkent, com Cingapura e Líbano fazendo o outro jogo.

Completando a rodada, os Emirados Árabes viajam a Damasco para enfrentar a Síria tentando a segunda vitória consecutiva. Já Kuwait, sem ponto ganho, e o Irã, com um, jogam na capital kuwaitiana.