Australiana Stephanie Rice bate recorde mundial dos 200m medley

Agência EFE

SIDNEY - A jovem Stephanie Rice, de apenas 19 anos, se consagrou como nova rainha da natação australiana ao bater hoje o recorde dos 200 metros medley durante o campeonato nacional, classificatório para os Jogos Olímpicos de Pequim.

Ela venceu a prova com um tempo de 2min08s92 e superou uma das marcas que ficou mais tempo em vigor - ela diminuiu em 80 centésimos o recorde mundial que estava em poder da chinesa Yan Yan Wu desde 1997.

- Foi algo que não esperava. O recorde mundial dos 200 metros medley durou muito tempo. Sinceramente, não sabia com quem estava o recorde. Sabia que era alguém da China, mas não conhecia o nome da nadadora porque ocorreu há muito tempo - disse.

No sábado, ela bateu a melhor marca mundial feminina dos 400 metros medley ao fazer a distância em 4min31s46 e superar o recorde de 4min32s89 da americana Katie Hoff, estabelecido no dia 1º de abril de 2007.

- Estive tentando não pensar muito no sábado. Apesar de todo o entusiasmo, procurei me concentrar nos 200 metros - acrescentou Rice, que não esperava um resultado tão bom:

- Estou assustada com as duas marcas mundiais. Cheguei a esta competição tentando conseguir bons tempos e melhorar os anteriores para poder me classificar aos Jogos Olímpicos e ser mais competitiva em Pequim - destacou Rice.