Afeganistão sonha em conquistar primeira medalha olímpica em Pequim

Agência EFE

PEQUIM - O Afeganistão acredita que pode conquistar no taekwondo sua primeira medalha olímpica, nos Jogos Olímpicos de Pequim, segundo informou nesta segunda-feira a 'Rádio Internacional da China'.

A emissora divulgou hoje trechos de uma entrevista concedida à agência oficial chinesa 'Xinhua' pelo vice-presidente do Comitê Olímpico Nacional do Afeganistão (Anoc, na sigla em inglês) Sayed Mahamood Zia Dashti.

Dashti indicou que, apesar da falta de orçamento e de instalações esportivas do país, o Anoc tem esperanças de que os Jogos de Pequim marquem a primeira medalha de um atleta afegão em eventos olímpicos.

O Afeganistão já conta com três atletas classificados para os Jogos, enquanto outros dois ainda brigam para conseguir o passaporte olímpico.

- Nosso lutador de taekwondo Nesar Ahmad Bahawi conseguiu em 2007, em Pequim, a primeira medalha de prata da história do país em um torneio internacional deste esporte - lembrou Dashti, ao referir-se à principal esperança de medalha afegã.

- Temos razões para acreditar em nosso primeiro pódio olímpico da história, especialmente na competição de taekwondo - afirmou

Os cinco atletas afegãos treinarão e competirão no exterior durante os próximos cinco meses, segundo revelou o vice-presidente do Anoc.