Barcelona lidera ranking de valor midiático mundial de clubes

Agência EFE

PAMPLONA - O Barcelona lidera pela primeira vez o ranking de valor midiático mundial após desbancar o Manchester United graças à projeção internacional do atacante argentino Lionel Messi, do francês Thierry Henry e do espanhol Bojan Krkic, informa um estudo da Universidade de Navarra.

O relatório realizado por um grupo de pesquisa da Universidade de Navarra, apresentado ontem no Sport Business Centre de Birkbeck (Universidade de Londres), coloca atrás da equipe catalã o Manchester United, o Milan, o Chelsea e o Real Madrid, relegado à quinta posição 'após a saída dos últimos galáticos'.

No âmbito individual, a Universidade de Navarra informa que o jogador português Cristiano Ronaldo ocupa a primeira posição do ranking, seguido pelo brasileiro Ronaldinho Gaúcho e por Messi, que passou da 12ª posição para a 3ª.

O estudo da Universidade de Navarra também apresenta o valor de mercado das categorias de base das principais equipes européias.

Segundo as estimativas da entidade, as categorias de base mais valiosas do continente são a de Barcelona (165 milhões de euros), Real Madrid (81 milhões de euros) e Roma (67 milhões de euros).

Além disso, a pesquisa diz que os jogadores da categoria de base geram 16,6% do valor midiático total de uma equipe.