JB Online
RIO - A disputa pela vaga de titular na seleção olímpica de judô promete ser acirrada. Cinco judocas terminaram a Super Copa do Mundo de Paris, um dos mais tradicionais e difíceis campeonatos da modalidade, entre os dez mais bem colocados, segundo divulgou a CBJ (Confederação Brasileira da Judô). Um passo que pode ser importante na caminhada rumo ao sonho de representar o Brasil nos Jogos de Pequim 2008. Este ano, o Torneio de Paris reuniu 564 atletas de 69 países.
O circuito europeu vai servir para definir a Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos de Pequim. Ketleyn Quadros disputa a vaga para Pequim com a campeã dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, Danielle Zangrando, no peso leve. Já a jovem piauiense Sarah Menezes , disputa na categoria peso ligeiro com a vice-campeã do Rio 2007, Daniela Polzin, a vaga em Pequim.
No masculino, o ligeiro Denílson Lourenço terminou em 9º lugar. Na luta pessoal com Alexandre Lee pelo posto de titular nas Olimpíadas, O campeão mundial Luciano Correa e o medalhista de bronze no Mundial 2007, João Gabriel Schlittler, também acabaram entre os dez melhores da competição. O meio-pesado ficou em sétimo e o peso pesado acabou em nono, tendo perdido ainda na chave para o francês, o campeão mundial Teddy Rinner. Luciano tem como rival pela vaga olímpica o carioca Leonardo Leite, enquanto João Gabriel disputa o posto de número um na China com Walter Santos.
Já classificados para Pequim 2008, os meio-leves Érika Miranda e João Derly foram derrotados após algumas lutas na fase eliminatória e não puderam voltar à repescagem. Hugo Pessanha, por sua vez, que volta à seleção depois de período afastado por lesão no joelho, também não chegou a disputar a repescagem. No Brasil, é Eduardo Santos quem concorre com Hugo para ir a Pequim entre os médios.
Victor Penalber, estreante no circuito europeu de Copas do Mundo pela Seleção Brasileira sênior, chegou a vencer sua primeira luta na repescagem, mas perdeu logo em seguida. Penalber disputa a vaga no leve com o medalhista de bronze em Atenas 2004, Leandro Guilheiro.
Os meio-médios Vânia Ishii e Flávio Canto, a médio Maria Portela, a meio-pesado Claudirene Cezar e a peso pesado Aline Puglia perderam seus combates iniciais e não lutaram a repescageml. Vânia disputa a vaga com Danielli Yuri, Flávio Canto com Tiago Camilo, Maria Portela com Mayra Aguiar, Claudirene Cezar com Edinanci Silva e Aline Puglia com Priscila Marques.
A Seleção Brasileira segue em treinamento internacional em Paris, em companhia das principais seleções do mundo, até o fim da semana. De 16 a 21, a equipe feminina estará em Budapeste, na Hungria, para disputar a Copa do Mundo, enquanto os homens vão à Áustria, para a Copa do Mundo de Viena.
O segundo grupo (com os demais atletas que disputam a vaga em Pequim) viaja para a Europa em seguida para lutar as Super Copa do Mundo de Hamburgo e Copa do Mundo de Varsóvia (feminino) e Praga (masculino).