Peter Gabriel é eleito a personalidade do ano em revolução digital

Portal Terra

LOS ANGELES - Peter Gabriel, escolhido a Personalidade do Ano da edição de 2008 do Mercado Internacional do Disco e da Edição Musical (Midem), se juntou à revolução digital do mercado musical com sua plataforma We7.com, lançada no ano passado.

Gabriel, homenageado no evento pelo conjunto de sua obra e como profissional da indústria musical, resolveu embarcar no mercado de downloads gratuitos de música financiados por anúncios publicitários, com o objetivo de frear a pirataria.

Apesar de não ser um "adepto fervoroso" da publicidade, o músico britânico decidiu se render ao fato de que, para os jovens, o modelo pago está ultrapassado e o "preço" da gratuidade da música, em caso de luta contra os downloads ilegais, deve vir do financiamento de direitos autorais por meio de anúncios.

Em discurso em um dos auditórios do Midem e em entrevista coletiva concedida em seguida, Gabriel - um dos criadores da lendária banda Genesis - detalhou as características de seu site, que permite acesso a músicas gratuitas por parte dos internautas, a divulgação de mensagens a publicitários e remuneração a artistas.

- No meu site, quando um internauta fizer um download, verá um anúncio na tela. Entretanto, esse incômodo será temporário, já que desaparecerá depois de até seis semanas, quando finalmente será possível salvar a música sem publicidade - disse.

Para Gabriel, tal fórmula parece ser uma "solução aceitável, a única capaz de garantir a gratuidade" da música ao internauta e de assegurar renda para os artistas.

A plataforma deste apaixonado pela internet - ajudou a fundar o site On Demand Distribution (OD2) em 2000 - "tem 80 mil títulos disponíveis de artistas como Herbie Hancock, Coolio e outros menos conhecidos, mas não menos apaixonantes", e já teve 1,3 milhão de acessos.

O primeiro a colocar um anúncio publicitário no We7.com foi o cineasta americano Michael Moore, para seu filme "SiCKO", no que foi seguido pela empresa Sony Ericsson, entre outros.

Segundo Gabriel, Moore disse a ele que esse tipo de publicidade é tão eficaz como a veiculada nas salas de cinema.

Os organizadores do Midem destacaram que o músico sempre sustentou seus interesses empresariais na aliança entre música, mídia e tecnologia.

Além do We7.com e do OD2 - que se transformou rapidamente na principal plataforma européia de música online -, Gabriel tem em seu currículo outras duas experiências no mundo dos negócios.

Ele é um dos donos da maior fabricante mundial de consoles para gravação e mixagem de músicas, a Solid State Logic, e do projeto theFilter.com, um sistema de filtragem que permite selecionar automaticamente arquivos de música, filme ou vídeo entre tudo o que há disponível na internet.

Além disso, criou em 1987 o grupo empresarial Real World, que inclui a Real World Studios, a Real World Records, a Real World Multi Media e a Real World Films.

Gabriel afirmou que "as lojas de discos sempre existirão" e, como prova disso, citou o grupo Radiohead, que pôs seu último álbum, "In Rainbows", primeiramente à disposição dos internautas, tendo em seguida lançado a obra em CD.

Quanto à crítica situação vivida pela gravadora EMI após ter sido comprada por um fundo de investimentos, recomendou ao novo proprietário da empresa, Guy Hands, que trate os artistas com respeito se quiser que eles dêem bons resultados.

Gabriel - que apareceu na cidade francesa de Cannes com uma perna engessada e de muletas - já ganhou diversos prêmios em mais de 40 anos de carreira, entre eles quatro Grammy, mas é conhecido também por outras facetas.

Bastante engajado na defesa dos direitos humanos, foi um dos coordenadores e artistas da turnê "Human Rights Now!" em 1988, em parceria com a Anistia Internacional, e foi um dos criadores em 1992 do WITNESS, projeto que encoraja o uso de vídeos e de material digital para denunciar violações aos direitos humanos.

Por fim, o artista disse que deve lançar um disco em breve, mas que só o fará quando se sentir "preparado".

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