Morre Louis Hon, primeiro francês a jogar no Real Madrid

Agência EFE

PARIS - O ex-jogador e treinador Louis Hon, que foi o primeiro francês a atuar no Real Madrid, no início dos anos 50, faleceu no último sábado, aos 83 anos, anunciou hoje o diário esportivo 'L'Equipe'.

O ex-jogador, que atuou doze vezes pela seleção francesa, faleceu na cidade de Saint-Raphael, na Côte D'Azur francesa, em decorrência de problemas cardíacos.

Nascido em 11 de setembro de 1924, em Couches-les-Mines, Hon iniciou sua carreira profissional no final da Segunda Guerra Mundial, no Stade Français, de onde se transferiu para o Real Madrid (1950-53), antes de voltar ao Stade Français (1953-56) e terminar no Stade Raphaelois.

O jogador abriu o caminho no Real Madrid para outros franceses que vestiram a camisa da equipe, como Raymond Kopa e, mais recentemente, Zinedine Zidane.

O ministro de Esportes francês, Bernard Laporte, enviou seus pêsames à família de Hon, e disse que o atleta foi um 'protótipo do jogador moderno, e constituiu um dos primeiros símbolos do reconhecimento internacional da qualidade do futebol francês'.