Júlio Baptista da vitória ao Real Madrid em clássico

Portal Terra

RIO - Com um gol do brasileiro Júlio Baptista, o Real Madrid venceu neste domingo o clássico contra o Barcelona, por 1 a 0, na casa do adversário, que contou com a volta do meia Ronaldinho e teve a ausência do argentino Lionel Messi - lesionado na última partida do Campeonato Espanhol.

A vitória deu folga de sete pontos ao time da capital, que depois de 17 rodadas soma 41 pontos. Vice-líder, o Barcelona permaneceu com 34, seguido de perto por Espanyol (33) e Villarreal (32). As equipes voltam a campo apenas no próximo dia 6.

No Camp Nou, a festa começou antes do primeiro apito, com a torcida catalã que lotou o estádio. Mas com a bola rolando os visitantes começaram melhores. Aos 11min, o brasileiro naturalizado português Pepe cabeceou cobrança de falta de Sneijder, mas a bola parou em Victor Vadés.

O Barcelona começou a procurar Ronaldinho, que não fugiu da responsabilidade e fez boas jogadas, mas sem resultar em gol. Aos 28min, o camaronês Eto¿o recebeu assistência de Iniesta e caiu na saída do goleiro Casillas. O jogador pediu pênalti, mas o árbitro não marcou.

Aos 33min, Ronaldinho teve a melhor chance dos donos da casa no primeiro tempo. Após cruzmento de Iniesta, o meia pegou de primeira, mas Casillas fez boa defesa. Mas no melhor momento do Barcelona, quem abriu o marcador foram os visitantes.

Dois minutos depois, o Real Madrid armou bom contra-ataque, Júlio Baptista tabelou no alto com Van Nistelrooy e o brasileiro acertou belo chute para balançar a rede e abrir o marcador.

Em desvantagem, o Barcelona buscou o gol com a dupla Ronaldinho e Eto'o, auxiliados por Iniesta - os três principais jogadores da equipe na partida. Na segunda etapa, o Real Madrid desperdiçou boas chances de ampliar no início e passou a sofrer pressão do time da casa.

Aos 13min, o técnico Frank Rijkaard colocou o mexicano Giovanni dos Santos no lugar de Deco, que estava apagado na partida. Com boa atuação do zagueiro Pepe, os visitantes se seguraram na defesa e apostaram no contra-ataque. Porém, a placar seguiu inalterado.